Humberto Costa será vice-presidente do Parlasul e defende avanço em acordo com União Europeia
O senador Humberto Costa (PT-PE) vai ocupar a vice-presidência da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul), como representante do Senado. A eleição seguiu o critério de alternância entre deputados e senadores nos cargos de comando do órgão legislativo do bloco. Humberto afirmou que sua prioridade será acelerar a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O Parlasul reúne 158 parlamentares de cinco países e tem sede em Montevidéu, no Uruguai.

Transcrição
O SENADOR HUMBERTO COSTA FOI ESCOLHIDO PELOS REPRESENTANTES BRASILEIROS PARA A VICE-PRESIDÊNCIA DA MESA DIRETORA DO PARLAMENTO DO MERCOSUL. REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, foi eleito para a vice-presidência da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul, o Parlasul.
A indicação dos representantes brasileiros ainda será confirmada pelos demais países do bloco.
A escolha de Humberto Costa encerrou um impasse iniciado no fim do ano passado com a Câmara dos Deputados.
Em abril, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, manteve o critério de alternância. Com isso, o deputado Arlindo Chinaglia foi eleito presidente e Humberto Costa assumiu a vice presidência.
Humberto disse que uma das prioridades será a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
(senador Humberto Costa) "Minha prioridade será a de trabalhar para que nós possamos apressar, fazer o mais rapidamente possível a assinatura do acordo do mercado comum europeu com o Mercosul, para que assim nós possamos, com a aprovação dos respectivos parlamentos, fazer esse projeto prevalecer. E com isso termos o Brasil crescendo mais, se desenvolvendo, e acima de tudo aprofundando a importância do protagonismo do Brasil no cenário internacional."
O mandato na vice-presidência da Mesa do Parlasul é de um ano e obedece ao rodízio entre os países membros. Com sede em Montevidéu, no Uruguai, o Parlasul reúne 158 parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O objetivo é fortalecer o diálogo e a integração entre os países do Mercosul.
Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.