Parlamentares do Brics discutem investimento e transferência de tecnologia
Os presidentes de Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos de países que compõem o Brics discutiram no início da tarde desta terça-feira (3) a promoção de investimentos e a tranferência de tecnologia voltados ao desenvolvimento sustentável. Na opinião deles, é importante criar um ambiente favorável para atrair interessados em aplicar dinheiro em projetos em setores como transição energética, inteligência artificial e tecnologias verdes.

Transcrição
OS PRESIDENTES DE COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES DOS PARLAMENTOS DE PAÍSES DO BRICS DEBATERAM NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA A PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS E A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. OS PARTICIPANTES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO E DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS POSITIVO. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
Na segunda reunião dos presidentes de Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos de países que compõem o Brics, os participantes debateram a promoção de investimentos e a tranferência de tecnologia voltados ao desenvolvimento sustentável. Na opinião deles, é importante criar um ambiente favorável para atrair interessados em aplicar dinheiro nos projetos de setores como transição energética, inteligência artificial e tecnologias verdes. Mostafa Taheri (Môstafá Tóherí), membro do parlamento do Irã, país recentemente integrado ao Brics, citou a isenção de impostos e investimentos em educação como medidas que podem acelerar não apenas o aumento de produtividade mas também aredução de pobreza e fome nos países.
Desenvolver os alunos em programas de forma eficaz para compartilhar com conhecimentos e habilidades entre os países, serem implementados em bolsas de estudos, projetos de pesquisa internacional, investimentos em desenvolvimento e pesquisa de desenvolvimento [...] E o Parlamento tem um papel fundamental nessas estratégias para apoiar o investimento e o desenvolvimento sustentável.
Para a senadora Teresa Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul, debater com parlamentares de outros países do Brics temas como a promoção de investimentos e a transferência de tecnologias é uma forma de fortalecer a diplomacia parlamentar, por meio da troca de experiências. Vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ela disse que o Brasil tem grande potencial em setores como bioeconomia, agricultura sustentável, produção de alimentos em larga escala e energia renovável.
Essas soluções podem e devem ser compartilhadas com nossos parceiros do Brics. E mais, podem ser aprimoradas com base em modelos diversos, experiências distintas e saberes locais.
Também participaram da reunião representanes de Belarus, Índia, Egito e Indonésia. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

