Senadores debatem tráfico humano nesta terça-feira
A Comissão de Direitos Humanos vai debater, em audiência pública, nesta terça-feira (20), políticas públicas de combate ao tráfico humano, com o apoio de instituições internacionais. O autor do pedido de audiência, senador Jorge Seif (PL-SC) classificou o tráfico humano como uma das formas mais perversas de violação dos direitos humanos. O senador aponta no documento que a América Latina é uma das regiões mais afetadas pelo crime, por causa de fatores como desigualdade social, fragilidade institucional e pobreza extrema.

Transcrição
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTE TRÁFICO HUMANO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI
A Comissão de Direitos Humanos vai debater em uma audiência pública medidas e políticas públicas de combate ao tráfico humano.
O autor do requerimento para a audiência, senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, classificou o tráfico humano como uma das formas mais pervesas de violação de direitos. O senador aponta que a América Latina é uma das regiões mais afetadas pelo crime, por causa de fatores como desigualdade social, fragilidade institucional, fronteiras pouco fiscalizadas e pobreza extrema.
O senador Seif espera firmar parcerias internacionais, com o auxílio de equipamentos, treinamentos e recursos estratégicos, além de reforçar o compromisso do país com a proteção da dignidade humana.
Para o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, o debate sobre o tráfico de pessoas precisa ser estendido a todos os países, em uma conjuntura internacional
Essa rede do tráfico de pessoas, ela é uma rede internacional. As pessoas são escravizadas, vamos dizer assim, não ficam no seu país. Elas vão para outros países, elas vão viver clandestinamente. Não existe uma rede que exista num único país, então você ter uma articulação internacional para combater o tráfico de pessoas é algo fundamental se nós quisermos realmente eliminar esse problema no seio da humanidade hoje.
Estarão presentes na audiência a procuradora do Trabalho e vice-coordenadora de Erradicação ao Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Tatiana Simonetti, a jornalista Lidiane Pacheco e Tim Ballard, fundador de uma organização que atua no combate do tráfico sexual de pessoas.
Ballard foi inspiração para o filme “Som da Liberdade”, que retrata os principais pontos de sua jornada como ex-agente do governo dos Estados Unidos que abandona seu cargo para se dedicar a resgatar crianças traficadas. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti.

