Censo Escolar traz dados sobre ensino integral e orienta debate no novo PNE — Rádio Senado
Educação

Censo Escolar traz dados sobre ensino integral e orienta debate no novo PNE

O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação, apontou que 22,9% dos estudantes da educação básica da rede pública estão matriculados em tempo integral, um avanço em relação a 2022. Os dados servem de referência para o novo Plano Nacional de Educação, que está em discussão no Congresso Nacional. O projeto deve estabelecer metas até 2034. A senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da Comissão de Educação, afirmou que o ensino integral continuará como prioridade.

10/04/2025, 12h22 - atualizado em 10/04/2025, 13h00
Duração de áudio: 01:49
Foto de Katerina Holmes/Pexels.com

Transcrição
O CENSO ESCOLAR 2024 MOSTROU MUDANÇAS IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO O AUMENTO NAS MATRÍCULAS EM TEMPO INTEGRAL. OS DADOS ATUALIZAM O CENÁRIO EDUCACIONAL DO PAÍS E SERVEM DE BASE PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO NACIONAL. HENRIQUE NASCIMENTO Divulgado pelo Ministério da Educação, o Censo Escolar 2024 revelou que 22,9% dos estudantes da educação básica estão matriculados, totalizando cerca de 965 mil alunos. Em 2022, esse índice era de 18,2%. A meta prevista no Plano Nacional de Educação, em vigor desde 2014, é alcançar 25% de matrículas em tempo integral até o fim deste ano. O Congresso Nacional deve votar este ano o novo PNE, que vai definir as metas da educação até 2034.  A nova proposta prevê 18 objetivos, 58 metas e mais de 250 estratégias para todas as etapas da educação, da creche ao ensino superior. Entre as medidas está a ampliação progressiva do investimento público, com previsão de atingir 10% do PIB em educação até 2034. A presidente da Comissão de Educação, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, reforçou que o ensino integral será uma das metas que devem ser mantidas no novo PNE.  É outra coisa fundamental, porque os resultados já são bem observados. Então é importante, não apenas o tempo estendido, mas aproveitar esse tempo estendido para oferecer mais qualidade na educação. Eu digo que não é o tempo que deve ser integral, é a educação que deve ser integral.  A Câmara dos Deputados também analisa um projeto de ei, já aprovado no Senado, que prevê a implantação progressiva do ensino em tempo integral nas escolas públicas, priorizando as áreas mais vulneráveis. Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento. 

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