Plenário vai analisar criação de campanha para doação de cabelo para perucas
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o PL 610/2021 que cria uma semana nacional de doação de cabelo para pessoas carentes em tratamento de câncer e vítimas de escalpelamento. A relatora, senadora Damares Alves (Republicanos - DF), reforçou que a ação busca recuperar a autoestima dessas mulheres. A campanha será realizada anualmente durante a semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro.

Transcrição
A CRIAÇÃO DE UMA CAMPANHA NACIONAL PARA INCENTIVAR A DOAÇÃO DE CABELO PARA PESSOAS CARENTES EM TRATAMENTO DE CÂNCER OU VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.
O PROJETO SERÁ ANALISADO AGORA PELO PLENÁRIO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
Aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, o projeto cria uma campanha nacional de doação de cabelo para pessoas carentes em tratamento de câncer e vítimas de escalpelamento. O acidente é comum em embarcações de pequeno porte, quando os cabelos compridos se enrolam no motor, arrancando de forma brusca parte do couro cabeludo. A relatora, senadora Damares Alves, do Republicanos do Disitrito Federal, lembrou que perucas de cabelo natural têm alto custo, por isso, são inviáveis para pessoas de baixa renda.
Aí, algumas pessoas podem dizer: "Por que não usa peruca sintética?". Na Amazônia, aquele calor, a mulher vítima do escalpelamento, que já tem ferimentos e dores profundas, colocar uma peruca sintética que aquece é de fato desumano. A peruca com cabelo é a solução para elas, é a solução.
A senadora Dra Eudócia, do PL de Alagoas, também lembrou que a queda do cabelo como efeito colateral do tratamento de quimioterapia afeta profundamente a autoestima das pacientes.
Nós, que somos mulheres, sabemos que as vítimas de câncer, câncer ginecológico, câncer de mama, câncer de ovário, são as que precisam tanto da quimioterapia para o tratamento. E isso tem realmente como sequelas a queda de cabelos e compromete a dignidade da mulher a falta do cabelo. Com certeza será o divisor de águas
O projeto, que segue para votação no Plenário, determina que a campanha para doação de cabelo será realizada anualmente durante a semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro, com coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

