CE aprova medidas para modernizar bibliotecas públicas
O Poder Público poderá formar parcerias com instituições privadas, inclusive estrangeiras, para a melhoria de bibliotecas públicas. É o que diz projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação (PL 286/2024). A proposta também destaca o bibliotecário como essencial para a Política Nacional de Leitura e Escrita, inclusive com a participação desses profissionais na elaboração da política, como explicou o relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Transcrição
O PODER PÚBLICO PODERÁ FORMAR PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PRIVADAS, INCLUSIVE ESTRANGEIRAS, PARA A MELHORIA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS.
É O QUE DIZ PROJETO DE LEI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. OS DETALHES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
A Comissão de Educação aprovou a possibilidade de parcerias com instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, entre as diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita. A ideia é permitir a modernização e melhoria das bibliotecas públicas. A proposta também destaca o bibliotecário como profissional essencial para essa política, como explicou o relator, senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba.
O papel do bibliotecário é ampliado e valorizado, reconhecendo sua função essencial como mediador no acesso à informação, tanto em formatos físicos quanto digitais. Nesse sentido, incluímos, por meio de emenda substitutiva, a garantia de participação de representantes de bibliotecas públicas no processo de elaboração do Plano Nacional do Livro e Leitura.
A proposta, que passará por um turno suplementar de votação na Comissão de Educação, pede ainda a atualização periódica do currículo dos cursos de biblioteconomia em especial no que tange à relação com as tecnologias. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

