Visitação ao Congresso cresce no início de 2025
A visitação guiada ao Congresso Nacional aumentou 22% neste começo de ano, superando os 20 mil visitantes. O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Os visitantes percorrem as principais instalações das duas Casas. Para o coordenador de Visitação do Senado, Fábio Duarte, o aumento das visitações neste começo de ano se deu pela divulgação entre o público e pelos investimentos em diferentes formas de conhecer o Congresso.

Transcrição
O NÚMERO DE VISITANTES DURANTE O RECESSO DO CONGRESSO NACIONAL SUPEROU O MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO, COM MAIS DE 20 MIL PESSOAS NA SEDE DO PODER LEGISLATIVO. REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS DETALHES:
O número de visitantes que conheceram o Congresso Nacional durante o recesso parlamentar, de 23 de dezembro do ano passado a 31 de janeiro deste ano, aumentou 22% em comparação a 2024 e alcançou a marca de 20.679 visitantes.
O Programa de Visitação Institucional ocorre de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. De forma guiada, gratuita e interativa, os visitantes percorrem as principais instalações das Casas, como os Plenários, os Salões Verde e Azul e a exposição permanente no Túnel do Tempo.
Para o coordenador de Visitação do Senado, Fábio Duarte, o aumento da visitação neste começo de ano se deu tanto pela divulgação do próprio público como pelo uso de novas tecnologias para mostrar o Congresso.
(Fábio Duarte): " Quem tem a experiência de fazer a visita guiada acaba contribuindo para a divulgação dessa visita. E a gente tem também trabalhado inclusive com projetos que contribuem para o incremento da experiência, como por exemplo, em 2024, nós tivemos o lançamento do projeto Visita 360, onde o cidadão tem a oportunidade de fazer a visita em realidade virtual. São esses fatores que fazem com que haja uma maior procura por esse tour guiado."
Fábio acredita que a visitação às Casas Legislativas é uma forma de democratizar a política brasileira, além de tornar o serviço da cidadania mais concreto.
(Fábio Duarte): "As pessoas passam a ter uma percepção de que a política é algo mais próximo delas, o que de fato é. Então, a gente entende que o cidadão pode quebrar alguma ideia equivocada de que ele não está participando da política. Então, é muito importante que o cidadão se empodere desse lugar de agente da participação nas decisões, no processo político da sociedade."
A visitação ao Congresso Nacional é realizada das 9h da manhã até as 17h. Nas quintas-feiras é necessário agendamento e o serviço fecha apenas nas terças e quartas. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.

