Biblioteca do Senado lança bibliografia sobre direitos das pessoas trans
A Biblioteca do Senado preparou uma bibliografia especial com foco nos direitos e desafios enfrentados por pessoas trans. O material foi selecionado a pedido do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado. O Coordenador da Biblioteca do Senado e do Grupo de Trabalho de Afinidade LGBTQIA+, Osmar Arouck, explica que o material está disponível para todos os cidadãos por meio da biblioteca digital, no site senado.leg.br/bdsf.

Transcrição
A BIBLIOTECA DO SENADO LANÇOU UMA BIBLIOGRAFIA SOBRE OS DIREITOS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PESSOAS TRANS. A AÇÃO FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES PELO DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS, COMEMORADO EM 29 DE JANEIRO.
A IDEIA É DISPONIBILIZAR ESSE CONTEÚDO DE FORMA PERMANENTE PARA QUALQUER CIDADÃO. REPÓRTER ISABEL CRISTINA.
A Biblioteca do Senado preparou uma bibliografia especial voltada para os direitos e desafios enfrentados pelas pessoas trans. O material foi selecionado a pedido do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado. O coordenador da Biblioteca, Osmar Arouck, que faz parte do comitê e gerencia o grupo de trabalho de afinidade LGBTQIA+ do Senado, disse que o conteúdo vai ficar disponível de forma permanente, para que o acesso ao conhecimento não fique restrito a apenas uma pequena parcela da população:
O que a gente queria era permitir que mais pessoas pudessem entender essa questão e perceber os direitos e os desafios da população. Nesse sentido, a gente quer estimular o debate e as ações concretas para garantir cidadania plena e combate a desinformação.
A divulgação dessa bibliografia pela Biblioteca do Senado faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans. Segundo Osmar Arouck, a intenção incial era reunir apenas temas relacionados aos direitos dessa população, mas, durante a análise do conteúdo bibliográfico, foi percebida a necessidade de ampliar os assuntos, abordando questões de saúde, empregabilidade e esporte, por exemplo.
Uma bibliografia, ela é normalmente um ponto de início de uma leitura e esperamos, que essa bibliografia possa ajudar nos mais diferentes sentidos, mas principalmente para que a gente garanta, no aspecto da cidadania, o respeito, a visibilidade e a presença da população trans nas questões hoje presentes.
A bibliografia reúne diversos estudos sobre direitos e desafios enfrentados pelas pessoas trans. O material pode ser acessado gratuitamente no site senado.leg.br/bdsf ou digitando biblioteca do Senado em qualquer buscador da internet. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Isabel Cristina.

