Ministros participam de eleição da Mesa e Camilo Santana defende criação de carteira nacional do professor
Três ministros do governo Lula participaram, neste sábado (1º), da sessão que elegeu a nova Mesa do Senado: Camilo Santana, da Educação; Wellington Dias, do Desenvolvimento Social; e Carlos Fávaro, da Agricultura. Antes de retornar ao MEC, o senador Camilo Santana (PT-CE) anunciou que vai apresentar um projeto prevendo a criação da carteira nacional do professor.

Transcrição
TRÊS MINISTROS DO GOVERNO LULA QUE SÃO SENADORES ELEITOS FORAM EXONERADOS PARA PARTICIPAR DA ELEIÇÃO DA MESA DO SENADO. CAMILO SANTANA, DA EDUCAÇÃO; WELLINGTON DIAS, DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CARLOS FÁVARO, DA AGRICULTURA.
TODOS RETORNAM AOS CARGOS DE MINISTRO JÁ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. CAMILO SANTANA QUER APROVEITAR O BREVE TEMPO NO SENADO PARA APRESENTAR UM PROJETO QUE CRIA A CARTEIRA NACIONAL DE PROFESSOR. OS DETALHES, COM PAULA GROBA:
Os três ministros do governo Lula participaram, neste sábado, da sessão que elegeu Davi Alcolumbre e os demais membros da mesa do Senado. Alcolumbre foi o candidato apoiado pelo governo e Camilo Santana, ministro da Educação; Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social; e Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, estiveram presentes para reforçar os votos em favor do senador amapaense. A exoneração dos ministros ocorreu na sexta-feira, véspera da eleição, e eles devem reassumir seus cargos já na próxima terça-feira. Antes disso, o senador Camilo Santana, do Ceará, eleito pelo PT, pretende apresentar um projeto que considera importante para a valorização dos professores: a criação da carteira nacional do professor.
(sen. Camilo Santana) "Um passo importante pra reconhecer e valorizar o papel desses profissionais. Então, a carteira é uma forma de identificar; às vezes, as pessoas tem dificuldade de se identificar até nos benefícios que ele tem nos desconto na área cultural, no cinema, enfim. E é uma forma, também, de reconhecer. Eu acho que a gente precisa criar uma cultura no Brasil sobre o papel desses profissionais na vida dos brasileiros e na vida de uma nação."
Camilo Santana ainda adiantou que o Ministério da Educação vai assinar um convênio com o setor hoteleiro para garantir descontos aos professores:
(sen. Camilo Santana) "Nós vamos assinar com a associação brasileira da indústria hoteleira descontos pra quem é professor pra diárias de hotéis em qualquer época do ano no Brasil."
O senador também ressaltou votações que ele espera ver aprovadas pelo Congresso, como o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, com o objetivo de integrar e coordenar as diversas esferas de ensino no Brasil, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. O Sistema já foi aprovado pelo Senado e agora aguarda análise na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Paula Groba.