Eduardo Girão e Marcos Pontes oficializam candidaturas à presidência do Senado
Na tarde desta segunda-feira (27), os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP) oficializaram suas candidaturas à presidência do Senado. A eleição para a escolha dos novos integrantes da Mesa está marcada para o próximo sábado (1º). Além deles, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) oficializou sua candidatura à presidência do Senado. Também já manifestou interesse na disputa o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Transcrição
OS SENADORES EDUARDO GIRÃO E MARCOS PONTES OFICIALIZARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA SUAS CANDIDATURAS À PRESIDÊNCIA DA CASA.
A ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DOS NOVOS INTEGRANTES DA MESA ESTÁ MARCADA PARA O SÁBADO, DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
Os senadores Eduardo Girão, do Novo do Ceará, e Marcos Pontes, do PL de São Paulo, registraram oficialmente sua candidatura à presidência do Senado. A eleição para a escolha dos novos integrantes da Mesa está marcada para as dez horas da manhã do sábado, dia primeiro de fevereiro. Ao se manifestar sobre suas pretensões, Eduardo Girão disse que, se eleito, irá pautar projetos relacionados à anistia das pessoas presas que invadiram a sede dos 3 Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023; dar transparência aos gastos e às decisões do Senado, especialmente na escolha de seus dirigentes; garantir que ao menos um projeto de cada senador seja analisado em Plenário; além de dar seguimento à análise dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Têm 60 guardados pelas Mesas aqui das presidências que passaram e nunca o Senado teve a coragem, a integridade de pautar. E nós vamos pautar. Pode ter certeza que, de forma muito responsável, dando direito total, amplo e restrito aos ministros que porventura venham passar pelo processo, mas nós vamos colocar para o Senado, para a maioria decidir.
Além de Eduardo Girão e Marcos Pontes, o senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo, oficializou sua candidatura à presidência do Senado. Também já manifestou interesse na disputa os senadores Davi Alcolumbre, do União do Amapá. Os senadores têm até sábado para oficializar os nomes e concorrer à vaga. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

