Senado aprovou mais de US$ 4 bi de empréstimos em 2024
O Senado aprovou cerca de US$ 4,2 bilhões em empréstimos internacionais no ano passado para diversos estados e municípios. O valor é 25% menor do que o votado em 2023. Entre os financiamentos externos aprovados, estão alguns para auxiliar a capital gaúcha, Porto Alegre, a se recuperar da devastação causada pelas enchentes de abril e maio.
Transcrição
O SENADO APROVOU CERCA DE 4 BILHÕES E 200 MILHÕES DE DÓLARES EM EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS PARA DIVERSOS ESTADOS E MUNICÍPIOS NO ANO PASSADO.
O VALOR É 25% MENOR DO QUE O VOTADO EM 2023. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O Senado aprovou no ano passado 44 pedidos de empréstimos internacionais, que totalizaram cerca de quatro bilhões e 200 milhões de dólares. O valor é 25% inferior aos quase cinco bilhões e meio aprovados no primeiro ano do governo Lula, mas ainda representou um salto de 20% em relação ao último ano da administração de Bolsonaro. Alguns dos financiamentos externos foram para auxiliar a capital gaúcha, Porto Alegre, a se recuperar da devastação causada pelas enchentes de abril e maio, como ressaltou o senador, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
São 5 projetos que vão fortalecer, não só recuperar, mas ampliar a qualidade de vida da capital de todos os gaúchos e gaúchas, que é Porto Alegre.
O maior valor individual de empréstimo foi para o governo do Ceará, que conseguiu 80 bilhões de ienes japoneses, cerca de 500 milhões de dólares, junto ao Banco Mundial, para o programa de refinanciamento da dívida do estado. Outros financiamentos de valor elevado, 300 milhões de dólares cada um, foram para o Banco do Nordeste e para o programa Bolsa Família. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.