Vai à sanção projeto que declara barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, como patrimônio cultural — Rádio Senado
Plenário

Vai à sanção projeto que declara barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, como patrimônio cultural

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17) o PL 4537/2024 que reconhece como patrimônio cultural brasileiro as barracas de praia e a atividade desempenhada pelos barraqueiros da Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará. A proposta é de autoria do Deputado André Figueiredo do (PDT-CE). O texto segue para sanção presidencial.

18/12/2024, 12h29 - atualizado em 18/12/2024, 13h49
Duração de áudio: 01:36
Jorge Andrade from Rio de Janeiro, Brazil, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Transcrição
AS BARRACAS E OS BARRAQUEIROS DA PRAIA DO FUTURO, EM FORTALEZA, CEARÁ, PODERÃO SER RECONHECIDOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO. UM PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NO PLENÁRIO DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA, EM VOTAÇÃO SIMBÓLICA. REPÓRTER JÚLIA LOPES: A Praia do Futuro é um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital do Ceará, Fortaleza. O projeto de lei aprovado no Senado reconhece as barracas e a atividade dos barraqueiros de lá como patrimônios culturais brasileiros. São mais de 70 barracas distribuídas ao longo de aproximadamente 7 quilômetros de praia que formam o Pólo Turístico da Praia do Futuro. Segundo o projeto, esse pólo é responsável pela geração de mais de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. Cabe ao poder público garantir ações que promovam a sustentabilidade ambiental, a conscientização dos barraqueiros e frequentadores, além de assegurar a infraestrutura necessária. O relator na Comissão de Educação, última etapa antes da votação no plenário, foi o senador Cid Gomes, do PSB do Ceará: (Cid Gomes) : " Ponto obrigatório a quem vai a passeio a Fortaleza, são famosas as barracas, portanto, é justo e oportuno que sejam reconhecidas, como patrimônio cultural brasileiro, as barracas de praia e a atividade desempenhada pelos barraqueiros da Praia do Futuro na cidade de Fortaleza e estado do Ceará, em razão de sua relevância cultural, social e econômica." O projeto que torna as barracas e os barraqueiros da praia do futuro patrimônios culturais é de autoria do Deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará. O texto segue agora para sansão presidencial.  Sob a supervisão de Hérica Chistian, da Rádio Senado, Júlia Lopes. 

Ao vivo
00:0000:00