CAE pode votar contratação de policiais aposentados para segurança escolar
A Comissão de Assuntos Econômicos pode votar nesta terça-feira a possibilidade de uso do dinheiro arrecado com multas de trânsito na contratação de policiais da reserva ou aposentados para o auxílio da segurança em escolas. O projeto de lei (PL 1657/2023), do senador Jorge Seif (PL-SC), também reserva recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para o enfrentamento da violência no ambiente escolar.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NA TERÇA-FEIRA O USO DO DINHEIRO DE MULTAS DE TRÂNSITO NA CONTRATAÇÃO DE POLICIAIS DA RESERVA OU APOSENTADOS PARA O AUXÍLIO DA SEGURANÇA EM ESCOLAS.
O PROJETO DE LEI TAMBÉM RESERVA RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei que está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos reserva um mínimo de 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para ações de enfrentamento da violência contra crianças. A proposta também autoriza os estados a utilizarem até 25% das receitas de multas de trânsito na contratatação de policiais civis aposentados ou policiais militares da reserva para fazerem a segurança em escolas. O autor, Jorge Seiff, do PL de Santa Catarina, diz que a ideia é aumentar o contingente de pessoas na segurança do ambiente escolar dentro das amarras fiscais.
Por que não colocar esses homens que são preparados, experimentados, têm experiência na segurança pública e são os heróis, são os heróis dos brasileiros, policiais civis e militares que guardam a nossa vida nas ruas, por que não trazê-los de volta à ativa para cuidar das nossas crianças?
Depois da CAE, o projeto segue para as comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

