CCJ aprova autorização especial de trânsito para tratores e maquinário agrícola
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou uma autorização especial de trânsito para tratores e maquinário agrícola. O senador Marcos Rogério (PL-RO) diz que a redação atual do Código de Trânsito Brasileiro autoriza veículos fora dos limites de peso e dimensões a circularem apenas nos casos de transporte de cargas. O texto votado na CCJ (PL 1862/2021) acaba com essa restrição. O projeto segue para a análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.

Transcrição
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU UMA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE TRÂNSITO PARA TRATORES E MAQUINÁRIO AGRÍCOLA.
JÁ VOTADO PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA, O PROJETO SEGUE PARA CÂMARA DOS DEPUTADOS SE NÃO HOUVER RECURSO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. OS DETALHES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de lei que possibilita a concessão de uma autorização especial de trânsito para tratores e aparelhos destinados a puxar ou a arrastar maquinário agrícola. O senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, diz que a redação atual do Código de Trânsito Brasileiro autoriza veículos fora dos limites de peso e dimensões a circularem apenas quando transportarem cargas. Ele explicou que o texto votado na CCJ acaba com essa restrição.
Assim, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá conceder AET aos veículos e suas combinações, independentemente de seu uso ou de sua classificação. Em outras palavras, a classificação dos veículos - se de tração ou de passageiros, por exemplo - não deve ser critério para a concessão dessa AET.
A Autorização Especial de Trânsito deverá considerar somente a viabilidade do tráfego de veículos de dimensões ou peso acima do padrão no trecho que se pretende percorrer e as possíveis medidas de segurança adicionais para a proteção da infraestrutura nesse deslocamento. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

