Morre aos 70 anos Fernando Canto, membro do Conselho Editorial do Senado Federal
Faleceu na última terça-feira, 29 de outubro, o escritor e sociólogo Fernando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras e membro do Conselho Editorial do Senado Federal. O escritor, de 70 anos, estava internado na UTI do Hospital São Camilo em Macapá em estado gravíssimo em decorrência de complicações de um câncer no fígado. Fernando Canto escreveu mais de 18 livros de diversos gêneros literários como contos, crônicas e poesias, além de trabalhos de cunho científico na área da sociologia e da antropologia. Um dos seus últimos trabalhos é o livro "Fortaleza de São José de Macapá - Vertentes Discursivas e as Cartas dos Construtores", publicado pelo Senado Federal e disponível na livraria do Senado.
Transcrição
MORRE AOS 70 ANOS FERNANDO CANTO, PRESIDENTE DA ACADEMIA AMAPAENSE DE LETRAS E MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO FEDERAL.
O ESCRITOR E SOCIÓLOGO FAZIA TRATAMENTO CONTRA DOIS CÂNCERES E TEVE PIORA NOS ÚLTIMOS DIAS. OS DETALHES COM ANDERSON MENDANHA.
Faleceu na última terça-feira, 29 de outubro, o escritor e sociólogo Fernando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras e membro do Conselho Editorial do Senado Federal. O escritor, de 70 anos, estava internado na UTI do Hospital São Camilo em Macapá em estado gravíssimo em decorrência de complicações de um câncer no fígado.
Nascido em Óbidos, no Pará, em 29 de maio de 1954, Fernando Pimentel Canto foi sociólogo, professor, poeta, cronista, contista e músico. Compositor premiado em diversos festivais, era membro fundador do Grupo Musical Pilão e tem mais de 100 músicas gravadas.
O senador Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá, e presidente do Conselho Editorial do Senado Federal, destacou que Fernando Canto é um verdadeiro símbolo da cultura amazônica que sabia, como poeta, sociólogo e sábio, traduzir a alma do povo e do caboclo amazônico.
“O Fernando era mais do que só poeta e compositor, é autor de diversas obras, dos mais diferentes campos do conhecimento da literatura amapaense à história passando pela história e a sociologia, sociólogo que ele era. Foi um presente para nós, amapaenses, a existência de Fernando entre nós.”
Ao longo da vida, Fernando Canto escreveu mais de 18 livros de diversos gêneros literários como contos, crônicas e poesias, além de trabalhos de cunho científico na área da sociologia e da antropologia.
Um dos seus últimos trabalhos é o livro "Fortaleza de São José de Macapá - Vertentes Discursivas e as Cartas dos Construtores", que retrata a história dessa construção, um dos símbolos do estado do Amapá e mostra que a construção serviu para marcar o território da colônia portuguesa na Amazônia e expulsar possíveis invasores. Publicado pelo Senado Federal, o livro está disponível na Livraria do Senado em livraria.senado.leg.br. Da Rádio Senado, Anderson Mendanha.