Partidos de centro elegem prefeitos em mais da metade das capitais brasileiras
Com o encerramento das apurações do segundo turno das eleições municipais de 2024, o balanço geral entre os partidos que mais conseguiram eleger candidatos para prefeituras nas capitais mostra a liderança de partidos de centro.
Transcrição
MDB E PSD SÃO OS PARTIDOS QUE MAIS ELEGERAM CANDIDATOS PARA PREFEITURAS NAS CAPITAIS.
JUNTO COM O PARTIDO UNIÃO BRASIL, AS TRÊS SIGLAS FORMAM O "CENTRÃO", QUE ESTÁ NO COMANDO DE 14 PREFEITURAS DAS 26 CAPITAIS BRASILEIRAS.
Com o encerramento das apurações do segundo turno das eleições municipais de 2024, o balanço geral entre os partidos que mais conseguiram eleger candidatos para prefeituras nas capitais mostra a liderança de partidos do Centrão.
O PSD e MDB elegeram 5 candidatos cada, nas capitais brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre e São Luís. O União Brasil e o PL elegeram 4 candidatos cada um para prefeituras em capitais brasileiras.
O PT, partido do presidente Lula, elegeu um candidato para prefeito em Fortaleza, no segundo turno.
Entre outros partidos que levaram seus candidatos à vitória em prefeituras, estão o PP, com João Pessoa e Campo Grande; E o Podemos, com Porto Velho e Palmas.
Já o PSB venceu em Recife; o Republicanos em Vitória; e o Avante em Manaus, completando a lista das capitais.
A rivalidade entre PT e PL, foi disputada em segundo turno no Ceará, com vitória de Evandro Leitão do PT, e no Mato Grosso, com vitória de Abílio Brunini do PL.
Sob supervisão de Paula Groba, da Rádio Senado, João Guilherme Bugarin.