Congresso celebra 70 anos da CNT e enaltece papel dos transportes para economia
Uma sessão solene do Congresso Nacional homenageou nesta quarta-feira (23) os 70 anos da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O presidente Rodrigo Pacheco afirmou que a entidade se tornou "interlocutora fundamental junto aos três Poderes da República, articulando avanços regulatórios, operacionais e de investimentos em todos os modais de transportes". A homenagem à CNT foi solicitada pelos senadores Láercio Oliveira (PP -SE) e Wellington Fagundes (PL-MT), licenciado; além do deputado Zé Trovão (PL-SC).
Transcrição
O CONGRESSO REALIZOU NESTA QUARTA-FEIRA UMA SESSÃO SOLENE PARA CELEBRAR OS 70 ANOS DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES.
OS SENADORES DESTACARAM A ATUAÇÃO DO SETOR PARA O DESENVOLVIMENTO NACIONAL E COMPROMISSO COM O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E A MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA NACIONAL. REPÓRTER MARCELLA CUNHA:
Durante a sessão solene destinada a celebrar os 70 anos da Confederação Nacional dos Transportes, o presidente o Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a importância para a democracia das entidades representativas dos interesses dos setores econômicos da sociedade. Pacheco também enalteceu o papel que o setor de transportes desempenha para o desenvolvimento nacional, que realiza um trabalho imprescindível nos segmentos de cargas e de passageiros, apresentando soluções para a sociedade e para o Governo. Pacheco reforçou que a entidade tem se dedicado a pautas que vão além dos interesses pontuais do setor de transportes e logística, como como transição energética e fontes renováveis, contribuindo para a solução de desafios futuros.
(Rodrigo Pacheco) "A CNT nasceu com o objetivo de unificar as vozes do setor de transportadores e ser o seu elo com os poderes públicos constituídos. Desde então, tornou-se interlocutora fundamental junto aos três Poderes da República, articulando avanços regulatórios, operacionais e de investimentos em todos os modais de transportes. Ao longo de sua história, a CNT tem sido uma importante parceira do Congresso Nacional, trazendo inúmeras contribuições para os debates que aqui se desenvolvem sobre temas relacionados ao setor."
Pacheco citou como exemplo de colaboração entre o Congresso e a CNT o marco legal das ferrovias, que busca incentivar investimentos privados no setor ferroviário pelo regime de autorizações e ampliar a malha brasileira. E o diálogo ativo da Confederação com parlamentares sobre a reforma tributária, que apresentou um documento reunindo dez condições defendidas pelo setor para simplificação e modernização do nosso sistema. Já a senadora Margareth Buzetti, do PSD de Mato Grosso, disse que ao longo dessas sete décadas, a CNT tem sido uma parceira essencial em vitórias legislativas, garantindo recursos para o setor, buscando maior segurança jurídica e melhoria nas condições de saúde dos trabalhadores.
(sen. Margareth Buzetti) "O papel que o transporte desempenha na economia e no dia a dia dos brasileiros é vital para essa economia. Um setor que nunca parou, nem mesmo nos momentos mais difíceis, como vimos durante a pandemia."
O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção para obras em andamento que vão expandir as rotas comerciais, como a construção da Rota Biocênica, um corredor rodoviário que pretende ligar Brasil, Paraguai, Argentina a portos no Chile e assim se atingir, através do Oceano Pacífico, o continente asiático.
(sen. Nelsinho Trad) "Além da integração latino-americana, o projeto vai conferir competitividade aos nossos produtos de exportação, ao diminuir os custos da logística e favorecer o contato com a Ásia. Estudos de viabilidade econômica do Ipea demonstram uma redução de 14 dias de viagem e 8 mil quilômetros marítimos a menos, com determinados setores dos produtos do agronegócio reduzindo em 40% o frete."
A homenagem à CNT foi solicitada pelo senador Láercio Oliveira, do Progressistas de Sergipe, pelo senador licenciado Wellington Fagundes, e o deputado Zé Trovão, do PL de Santa Catarina. Atualmente, 29 federações, 5 sindicatos e 22 entidades de transporte estão associados à CNT, representando mais de 165 mil empresas e 2,6 milhões de empregos. O presidente da CNT, Vander Costa, participou da homenagem, e afirmou que o do setor de transportes representa a "espinha dorsal" da economia brasileira. Também estiveram presentes o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga. Da Rádio Senado, Marcella Cunha