Projeto expande para todo o país botão do pânico adotado em Mato Grosso
A Comissão de Segurança Pública deve votar o projeto (PL 3834/2024), que cria um sistema de comunicação emergencial em veículos de motoristas profissionais, de transporte por aplicativo e de transporte de cargas. O objetivo é expandir para todo o país um programa adotado em Mato Grosso em que o motorista pode acionar por um botão do pânico as forças de segurança caso sejam vítimas de crimes em seus veículos. A autora da proposta é a senadora Rosana Martinelli (PL-MT).
Transcrição
UM PROJETO NA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA PODE TRANSFORMAR EM LEI NACIONAL A OBRIGATORIEDADE DO BOTÃO DO PÂNICO ADOTADO EM MATO GROSSO.
O OBJETIVO É AUMENTAR A PROTEÇÃO DE MOTORISTAS PROFISSIONAIS, DE TRANSPORTE POR APLICATIVO E DE TRANSPORTE DE CARGAS. REPÓRTER PEDRO PINCER
A Comissão de Segurança Pública deverá votar o projeto que cria um sistema de comunicação emergencial em veículos de motoristas profissionais, de transporte por aplicativo e de transporte de cargas, para aumentar a segurança durante as viagens. A autora, senadora Rosana Martinelli, do PL de Mato Grosso, quer expandir para todo o país uma iniciativa do estado, que permite os motoristas profissionais acionarem as forças de segurança caso corram risco. Segundo ela,o botão do pânico vai intimidar criminosos ao saberem da existência de um mecanismo imediato de contato com a polícia e aumentar a possibilidade de uma intervenção de segurança rápida e precisa.
Essa medida, já adotada com sucesso em Mato Grosso, busca garantir maior segurança tanto para os motoristas quanto para os passageiros, além de ser um importante dissuasor para a prática de crimes. Acredito que essa iniciativa, ao ser expandida em âmbito nacional, poderá salvar mais vidas e tornar o ambiente de trabalho mais seguro para milhares de profissionais.
Depois de ser analisado pela Comissão de Segurança Pública, o projeto vai seguir para a Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Pedro Pincer