Senado aprova criação do Dia Nacional da Música Gospel
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, de forma terminativa, o PL 3.090/2023 que cria o Dia Nacional da Música Gospel. A ser comemorado em 9 de junho, a data busca reconhecer o papel da música gospel, que ganhou relevância no país nas últimas décadas, como um patrimônio cultural e espiritual para os brasileiros. O texto recebeu parecer favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO) e segue para sanção presidencial, se não houver recurso para votação em plenário.
Transcrição
SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA APROVARAM A CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA MÚSICA GOSPEL.
O PROJETO SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL SE NÃO HOUVER RECURSO PARA VOTAÇÃO EM PLENÁRIO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
O Dia Nacional da Música Gospel, de acordo com o projeto aprvado na Comissão de Educação, será comemorado anualmente em 9 de junho. Em 2023, houve um aumento de 46% no número de ouvintes ao longo do ano, de acordo com dados do Spotify. No youtube, foi o estilo mais procurado em 2022 em grande parte das regiões Norte e Nordeste. Com 156 milhões de visualizações, o hit Me Atraiu, da cantora Gabriela Rocha, ficou em sexto lugar entre os vídeos mais assistidos no país no ano passado. Esse crescimento coloca o gênero em evidência, se consolidando como uma das vertentes que mais movimentam a indústria musical. O gospel vem atingindo diferentes públicos, inclusive fora da religião evangélica, mas mantendo sua essência espiritual. Para a senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, o estilo passou a fazer parte da cultura e da espiritualidade dos brasileiros.
A proposição visa reconhecer e valorizar a música gospel como um patrimônio cultural e espiritual de grande importância para a sociedade. Ao promover o fortalecimento espiritual, a união comunitária e a transformação social, a música gospel desempenha um papel vital no desenvolvimento do indivíduo e da coletividade, merecendo, portanto, o apoio do poder público.
A música gospel surgiu nos corais das igrejas americanas, no século passado, e seu nome é uma combinação das palavras God e Spell, que significa a palavra de Deus. Também foi inspiração para o surgimento de estilos musicais como blues e o jazz. O relator do projeto foi o senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, que afirmou que fixar uma data nacional para celebrar a música gospel vai reconhecer o conforto mental, psicológico e espiritual promovido por essa vertente musical e contribuir para que seja ainda mais reconhecida no Brasil. Da Rádio Senado, Marcella Cunha