Mara Gabrilli quer divulgação sobre acessibilidade nas seções eleitorais
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) fez uma indicação para que o Tribunal Superior Eleitoral divulgue uma lista das seções acessíveis no país. Este ano, pessoas com dificuldade de locomoção, que estejam privadas provisoriamente de liberdade ou que vão trabalhar no dia do pleito poderão votar em seções eleitorais diferentes daquelas em que são registradas. Para Gabrilli, a medida vai incentivar que as escolas onde ocorrem as votações busquem cada vez mais a acessibilidade plena.
Transcrição
A SENADORA MARA GABRILLI SOLICITOU AO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL INFORMAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE NAS SEÇÕES DE VOTAÇÃO.
ELA PEDIU QUE SEJA DIVULGADO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUAIS SESSÕES NÃO POSSUEM BARREIRAS, PARA QUE O ELEITOR POSSA ESCOLHER ONDE VOTAR. REPÓRTER MARCELLA CUNHA:
Nas eleições municipais de 2024, mais de um milhão e quatrocentas e cinquenta mil pessoas com deficiência estão aptas a votar. O número é 25% maior do que em 2020. No entanto, muitas seções eleitorais ficam em escolas sem acessibilidade, dificultando que essas pessoas exerçam o direito de votar. Por isso, a senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral que divulgue uma lista de locais com acessibilidade para votação. Isso porque, este ano, o TSE passou a permitir que pessoas com dificuldade de locomoção, aquelas que estejam privadas provisoriamente de liberdade e as que vão trabalhar no dia do pleito votem em seções eleitorais diferentes daquelas em que são registradas:
(sen. Mara Gabrilli ) "Essa ferramenta disponibilizada pelo TSE poderia ser um importante instrumento para o eleitorado com deficiência que muitas vezes encontram barreiras que o impedem de votar. No entanto, a ferramenta ainda não informa quais são acessíveis. Por isso que a gente está propondo que o TSE dispoibilize essa informação, de que ele poderá escolher um dos locais disponíveis com acessibilidade."
Mara Gabrilli acredita que além de beneficiar os eleitores, a medida vai incentivar que as escolas onde ocorrem as votações busquem cada vez mais a acessibilidade plena:
(sen. Mara Gabrilli) "Vale lembrar algo muito importante, as sessões estão localizadas em escolas públicas e privadas, então, a falta de acessibilidade impacta o cotidiano de milhões de estudantes pelo país. Então, assim tão importante quanto derrubar as barreiras na hora de exercer o voto, nosso objetivo também é fomentar a acessibilidade plena de todas as escolas brasileiras e, com essa ferramenta, a gente pode ir mensurando, a cada seção, o aumento de escolas acessíveis no Brasil."
Segundo o TSE, mais de 180 mil seções com acessibilidade estarão em funcionamento em todo o país. O prazo para pedir a transferência temporária da seção eleitoral terminou em agosto. A indicação é um instrumento utilizado pelo Congreso Nacional para fazer uma sugestão para outro Poder. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.