Sessões do Congresso Nacional ganham painel integrado de votações
Foi inaugurado na quinta-feira (9), o painel integrado entre o Senado e a Câmara dos Deputados para o registro de presença e voto dos parlamentares. O anúncio foi feito pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, que ressaltou que o painel contribuirá para a fluidez e a transparência durante as sessões conjuntas com a participação de deputados e senadores.
Transcrição
DURANTE UMA SESSÃO CONJUNTA ENTRE AS DUAS CASAS DO CONGRESSO NACIONAL, FOI INAUGURADO O PAINEL INTEGRADO DE VOTAÇÕES, QUE IRÁ CONTABILIZAR OS VOTOS DE DEPUTADOS E SENADORES. REPÓRTER JÚLIA LOPES.
O Congresso inaugurou um painel para registrar a presença e os votos de parlamentares da Câmara e do Senado de forma integrada. O anúncio foi feito durante uma sessão conjunta das duas Casas. Com a pandemia, foram criados sistemas eletrônicos de presença e votação remota em cada Casa, os quais ainda são utilizados até hoje. Com o novo painel, as votações que envolvem as duas Casas, como as de projetos de lei sobre matéria orçamentária e vetos presidenciais, ficarão mais fáceis. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, ressaltou que o painel contribuirá para a fluidez e transparência durante as sessões com senadores e deputados.
Rodrigo Pacheco: "As presenças e os votos dos senadores e senadoras, em sessões conjuntas, serão exibidos diretamente no plenário da Câmara dos Deputados, de forma consolidada e clara, otimizando o processo e tornando-o mais transparente, para a fluidez e a eficiência das sessões do Congresso Nacional, reforçando o nosso compromisso com a democracia e a transparência."
A solução do painel integrado foi desenvolvida pelas Secretarias de Tecnologia da Informação e Coordenações dos Sistemas de Votações do Senado e da Câmara e pela Secretaria Legislativa do Congresso Nacional,. Sob a supervisão de Pedro Pincer, da Rádio Senado, e Júlia Lopes.