Senadores da CPI da Pandemia pedem abertura de inquéritos contra Bolsonaro e autoridades do antigo governo — Rádio Senado
Covid-19

Senadores da CPI da Pandemia pedem abertura de inquéritos contra Bolsonaro e autoridades do antigo governo

Um grupo de senadores da finalizada CPI da Pandemia se reuniu com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para pedir o desarquivameno dos pedidos de indiciamento contra o ex-presidente Bolsonaro, ex-ministros, parlamentares e empresários. Segundo o senador Randolfe Rodrigues (AP), Gonet sinalizou que poderá reanalisar as conclusões dos seis meses de investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito.

22/03/2024, 09h21 - ATUALIZADO EM 22/03/2024, 09h22
Duração de áudio: 02:26
Reprodução/Mídias Sociais

Transcrição
SENADORES DA EXTINTA CPI DA PANDEMIA PEDEM A NOVO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA A ABERTURA DE INQUÉRITOS CONTRA BOLSONARO E AUTORIDADES DO EX-GOVERNO. OPOSIÇÃO DIZ QUE O ARQUIVAMENTO DOS PEDIDOS DA COMISSÃO SE DEU PELA FALTA DE PROVAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. Um grupo de senadores que participaram da extinta CPI da Pandemia, incluindo o presidente, senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, e o relator, Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, pediu ao novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, o desarquivamento dos pedidos de abertura de inquérito feitos pela comissão em outubro de 2021. Estão na lista o ex-presidente Jair Bolsonaro e os ex-ministros da Saúde, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga, além de parlamentares e empresários. Na época, o então procurador, Augusto Aras, recusou as petições da CPI para abertura de ação penal por diversos crimes, entre eles, irregularidades na compra de vacinas, desrespeito às medidas preventivas, como o uso de máscaras, defesa do tratamento precoce, que não tinha comprovação científica. O senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, disse que o novo procurador sinalizou reconsiderar os pedidos de desarquivamento.  Ele destacou que a CPI e o trabalho feito por nós é digno de admiração e será por ele, no âmbito da PGR, prestigiado. Isto para nós, isso é o mais relevante, fundamental desse encontro. Saímos daqui convecidos de que não terá impunidade para os mais de 700 mil brasileiros que morreram.  O senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, que também integrou a CPI da Pandemia, criticou o gesto dos colegas ao afirmar que o ex-procurador se baseou na falta de provas para arquivar os pedidos de indiciamento da comissão.  Não vejo razão para requentar fatos que já foram sepultados. Eles trabalharam linhas de narrativas que não pararam de pé. O Ministério Público Federal é um só e o Ministério Público Federal já se manifestou sobre isso. Acho que estão querendo requentar narrativas para manter o debate político baseado nessas teorias que não param de pé.  Dos onze pedidos de ação penal, a gestão de Augusto Aras recusou dez. Desses, quatro foram arquivados definitivamente e outros seis foram objeto de recurso por parte da CPI no Supremo Tribunal Federal. Apenas um corre na Justiça Federal no Amazonas. Após seis meses de investigações, a CPI da Pandemia aprovou o relatório do senador Renan Calheiros com mais de mil páginas, que incluíram pedidos de indiciamentos e sugestões de projetos de lei. Da Rádio Senado, Hérica Christian. 

Ao vivo
00:0000:00