CAE aprova projeto que garante Pronaf e Plano Safra em lei
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou a proposta (PL 4384/2023) que tem o objetivo de dar respaldo legal ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e ao Plano Safra da Agricultura Familiar. A relatora, Teresa Leitão (PT-PE), explicou que o texto prevê condições especiais de financiamento. Depois da CAE, projeto de lei, que é do senador Beto Faro (PT-PA), segue para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU PROPOSTA PARA DAR RESPALDO LEGAL AO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E AO PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR.
DEPOIS DA CAE, PROJETO DE LEI SEGUE PARA A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos quer dar respaldo, em lei, ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O autor, Beto Faro, senador do PT do Pará, diz que é importante assegurar que o Pronaf seja uma política de País e não do governo de ocasião.
E eu sou muito feliz de ter participado ativamente junto com a CONTAG, que foi a Confederação de Trabalho e Agricultura, do processo de negociação com o governo de Fernando Henrique Adoso, e em 95 nós estabelecemos o PRONAF, a primeira ali. De lá para cá nós já temos cinco decretos, que alteram o PRONAF, a aplicação do PRONAF, e uma lei, cinco decretos. E a gente fica nesse período todo, meio que, ao bel-prazer de quem está no governo.
A proposta também restabelece um plano safra específico e condições especiais de financiamento, como explicou a relatora, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco.
As operações de financiamento do Pronaf gozarão de encargos e prazos favoráveis em relação às condições de encargos adotadas pelas demais linhas, fontes e programas de financiamento com recursos controlados do crédito rural.
O projeto de lei segue agora para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.