Conselho debate financiamento da imprensa — Rádio Senado
Sustentabilidade da Comunicação

Conselho debate financiamento da imprensa

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) debateu nesta segunda-feira (6) fontes de financiamento para o jornalismo tradicional. Os conselheiros discutiram a cobrança de imposto das plataformas digitais para a remuneração de conteúdo jornalístico produzido pela grande imprensa. O CCS também analisou recomendações sobre projetos de lei que criam a Cide Digital e preveem a remuneração pelas plataformas das obras protegidas pelo direito autoral.

06/11/2023, 17h59 - ATUALIZADO EM 06/11/2023, 17h59
Duração de áudio: 01:16
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO NACIONAL DEBATEU FONTES DE FINANCIAMENTO PARA O JORNALISMO TRADICIONAL. CONSELHEIROS DISCUTIRAM COBRANÇA DE IMPOSTO DE GRANDES PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A REMUNERAÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO PRODUZIDO PELA GRANDE IMPRENSA. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. Carla Egydio, da Associação de Jornalismo Digital, disse que é preciso fortalecer o jornalismo de interesse público e a diversidade. E para alcançar essas metas só com remuneração adequada. O conselheiro João Camilo Júnior defendeu o financiamento público para a comunicação enquanto Carlos Augusto Schroder, da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe, e Rafael Soriano, da Associação Nacional de Editores de Revistas, pediram que as grandes plataformas digitais, como google, Facebook e X, entre outras, paguem pelo conteúdo replicado em suas redes sociais. Rafael disse que seria uma forma de apoiar o jornalismo profissional. Para que a comunicação de produzida pelo jornalismo profissional seja capaz de distribuir não só a informação checada e confirmada para o público, mas também capaz de fazer a limpeza dessa poluição disparada massivamente através das plataformas. O Conselho de Comunicação Social é um órgão consultivo do Congresso Nacional e oferece recomendações a projetos como o que cria a Cide Digital, a ser paga pelas plataformas digitais, e que está em análise na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. O CCS TAMBÉM DEBATEU NESTA SEGUNDA-FEIRA A AUTORREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO PUBLICITÁRIO E A MODERNIZAÇÃO DAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO.

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