Frente Parlamentar de Mototaxistas debate segurança da categoria
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas realizou a primeira audiência pública para discutir medidas de segurança e direitos da categoria. Participaram do debate representantes do ministérios da Saúde, da Previdência Social, INSS e outras instituições. Na reunião, especialistas pediram que motociclistas se filiem à Previdência Social para serem amparados em caso de acidentes.
Transcrição
FRENTE PARLAMENTAR DE MOTOTAXISTAS DISCUTE MEDIDAS DE SEGURANÇA E DIREITOS DA CATEGORIA.
ESPECIALISTAS PEDIRAM QUE MOTOCLISTAS SE FILIEM NA PREVIDÊNCIA PARA SEREM AMPARADOS. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas realizou a primeira audiência pública para debater a segurança e os direitos da categoria. Luis Otávio Miranda, consultor técnico do Ministério da Saúde, explicou as estratégias que a pasta têm adotado para reduzir os acidentes com motociclistas. Miranda fez questão de ressaltar como é alta a taxa de mortalidade e de internações dos profissionais. O representante do Ministério da Previdência, Benedito Brunca, também destacou os riscos associados ao exercício da atividade profissional. Ele pediu que os trabalhadores se filiem na Previdência e paguem a contribuição mensal para que o Estado possa garantir o amparo dos segurados.
Benedito Brunca: Nesse momento, quando ele está filiado, protegido e com qualidade de segurado nós teremos possibilidade de atuar no sentido de proteger a ele e a sua família nesse momento de transição para recuperação. Agora, a ausência da filiação, a ausência da inscrição, e da contribuição vai deixar esse trabalhador desassistido e desprotegido.
Felipe Carmona, da Federação Nacional dos Motociclistas Profissionais e Autônomos, a FENAMOTO, criticou as empresas de aplicativos. Para ele, o grupo de trabalho que pretende regulamentar a atividade dos mototaxistas precisa garantir amparo legal da atividade.
Felipe Carmona - Os mototaxistas, embora diferentes na sua forma quando se regularizam, hoje, eles estão sofrendo também com este desamparo porque os aplicativos passaram a trabalhar também com o sistema de mototáxi. Isso é muito pra preocupante porque tira o trabalhador da previdência social e desampara ele com relação a toda regulamentação.
A audiência foi presidida pela deputada Andreia Siqueira, do MDB do Pará, que afirmou que a Frente vai fazer novas reuniões para discutir as condições de trabalho dos trabalhadores.
Andreia Siqueira - Nós teremos outras reuniões. Hoje foi só a primeira reunião. Vai ter o lançamento também da frente. Então vai ter muitos debates. Que a gente possa representar essa categoria e lutar pelos seus direitos.
A Frenta Parlamentar foi criada em julho e atua na tramitação de projetos que são de interesse dos motociclistas profissionais. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.