8 de Setembro é o Dia Mundial da Alfabetização
8 de Setembro é o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída pela UNESCO em 1967. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressalta que a alfabetização na idade correta deve ser um objetivo comum a todos da sociedade.
Transcrição
8 DE SETEMBRO É O DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO.
PRESIDENTE DO SENADO AFIRMA QUE ESFORÇO PARA ENSINAR CRIANÇAS NA IDADE CORRETA DEVE SER DE TODA A SOCIEDADE. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
O Dia Mundial da Alfabetização foi instituído em 08 de Setembro pela UNESCO em 1967 para destacar a necessidade de ampliação da qualidade dos primeiros anos de estudos das crianças e o combate ao analfabetismo adulto. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu neste ano do ministro da Educação, Camilo Santana, um plano para que todas as crianças do segundo ano do ensino fundamental estejam alfabetizadas.
Rodrigo Pacheco - Esse Compromisso Nacional Criança Alfabetizada haverá de envolver as instituições públicas, as instituições privadas, toda a sociedade brasileira dentro de um esforço comum de alfabetização das nossas crianças, para que possam ter de fato uma alfabetização que as permita saber ler, escrever, contar, mas uma alfabetização também relevante, que seja inclusiva.
Rodrigo Pacheco ressalta que esse é um objetivo que deve unir todas as correntes ideológicas.
Rodrigo Pacheco - Esse compromisso nacional, que - eu quero crer - é um compromisso que independe de partidos políticos, independe de linhas ideológicas e independe de diferenças de pensamentos. Todos nós queremos crianças alfabetizadas e bem alfabetizadas no nosso país. Aliás, eu vou repetir uma expressão que gosto de usar do Senador Flávio Arns - a quem rendo minhas homenagens como Presidente da nossa Comissão de Educação e Cultura -, que diz que: para essa geração de zero a dezoito anos, não se pode faltar nada.
Uma avaliação feita pelo INEP em 2021 mostrou que metade das crianças no segundo ano do ensino fundamental não estava alfabetizada de forma adequada. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.