CRA discute e vota nesta quarta (23) o Marco Temporal das terras indígenas
Nesta quarta-feira a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária vai debater o projeto que estabelece um marco temporal para o reconhecimento e demarcação de terras indígenas. Depois do debate, está marcada a deliberação do parecer da senadora Soraya Thronicke, do Podemos do Mato Grosso do Sul, que é pela aprovação do projeto. Depois que o projeto for analisado pela CRA, ele segue para CCJ.
Transcrição
COMISSÃO DE AGRICULTURA SE REÚNE NESTA QUARTA-FEIRA PARA DEBATER E VOTAR O MARCO TEMPORAL DE TERRAS INDÍGENAS. DETALHES COM O REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
Nesta quarta-feira, às 13 horas, horário de Brasília, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária vai debater o projeto que estalebece um marco temporal para o reconhecimento e demarcação de terras indígenas. Entre os participantes está a presidente da Funai, Joenia Wapichana; o coordenador-executivo da Articulação de Povos Indígenas do Brasil, Kleber Karipuna; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni. Depois do debate, está marcada a deliberação do parecer da senadora Soraya Thronicke, do Podemos de Mato Grosso do Sul, que é pela aprovação do projeto. Soraya concordou com a tese que veda a concessão de terras para as comunidades indígenas que não estavam no território antes de 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Depois que o projeto for analisado pela CRA, ele segue para CCJ. O Marco Temporal já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.