Relator da Reforma Tributária diz que proposta será votada até outubro após audiências públicas com outras comissões — Rádio Senado
Previsão

Relator da Reforma Tributária diz que proposta será votada até outubro após audiências públicas com outras comissões

O relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deve apresentar na segunda quinzena do mês um plano de trabalho com a previsão de oito audiências públicas para ouvir os envolvidos na proposta, a exemplo do setor produtivo. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados unifica impostos e devolve os tributos para inscritos em programas sociais. Ele ressaltou ainda que fará um trabalho conjunto com as Comissões de Assuntos Econômicos e Desenvolvimento Regional. Já o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), reafirmou que a Reforma Tributária será devidamente discutida e modificada durante a votação no Senado ao citar que os deputados aprovaram uma versão sem muitos debates.

04/08/2023, 12h48 - ATUALIZADO EM 04/08/2023, 13h20
Duração de áudio: 02:20
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
AO CITAR VOTAÇÃO ATÉ OUTUBRO, RELATOR DA REFORMA TRIBUTÁRIA ANTECIPA SESSÕES CONJUNTAS COM TRÊS COMISSÕES PARA OITO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. SENADORES REAFIRMAM QUE A PROPOSTA NÃO SERÁ VOTADA RAPIDAMENTE PORQUE VÃO FAZER MUDANÇAS NO TEXTO DOS DEPUTADOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. Após a oficialização como relator na Comissão de Constituição e Justiça na quarta-feira, dia 09, o senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, disse que vai apresentar na segunda quinzena do mês o plano de trabalho para votação da Reforma Tributária, que chegou ao Senado após aprovação em julho pelos deputados. Ele antecipou que fará entre seis e oito audiências públicas conjuntas com as Comissões de Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento Regional, entre outras, para ouvir especialistas, representantes do setor produtivo e governadores, por exemplo. Ao prever a aprovação no Senado até o final de outubro, Eduardo Braga reforçou que a proposta será alterada. Vamos examinar cada um dos artigos para que possamos aqui no Senado dar a nossa contribuição. O Brasil precisa de uma Reforma Tributária que possa ser ao mesmo tempo simplificadora, que possamos simplificar o sistema tributário, ao mesmo tempo neutra do ponto de vista tributário, não podemos ter aumento de carga tributária, o Brasil não suporta o aumento de carga tributária, e equilibrada do ponto de vista federativo. O líder da oposição, senador Rogério Marinho, do PL do Rio Grande do Norte, destacou a necessidade de ajustes na Reforma Tributária aprovada rapidamente pelos deputados. A forma como o projeto foi votado na Câmara nos causou um certo desconforto. Um projeto dessa importância, dessa complexidade foi votado com o texto sendo apresentado apenas 20 minutos antes do início da deliberação e a aglutinativa uma hora depois de uma série de concessões feitas pelo relator. Inclusive, a própria discussão do tema não teve acompanhamento do Ministério da Fazenda, do Ministério do Planejamento nem da Receita Federal. Não conhecemos o impacto desse projeto. Por sugestão do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concordou com a realização de uma sessão temática no Plenário com os 27 governadores apontando os pontos divergentes da Reforma Tributária. Da Rádio Senado, Hérica Christian. 

Ao vivo
00:0000:00