CCT apoia criação de Frente Parlamentar Mista da Pesquisa Biomédica
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) aprovou sugestão do senador Marcos Pontes (PL-SP) para a criação de uma frente parlamentar no Congresso Nacional da Pesquisa Biomédica e da sua aplicação na saúde. A proposta (PRS 32/2023) foi enviada para a análise da Comissão Diretora do Senado.
Transcrição
A COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E INFORMÁTICA APROVOU A CRIAÇÃO DE UMA FRENTE PARLAMENTAR NO CONGRESSO NACIONAL DA PESQUISA BIOMÉDICA E DA SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE.
A PROPOSTA FOI ENVIADA PARA A ANÁLISE DA COMISSÃO DIRETORA DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
As frentes parlamentares são criadas com o objetivo de articular deputados e senadores em torno de matérias de interesse comum. O senador Marcos Pontes, do PL de São Paulo, considera importante reunir forças em prol da Pesquisa Biomédica e sua Aplicação na Saúde.
Durante a pandemia, a gente viu a necessidade do nosso país de ter mais independência com relação a medicamentos e a vacinas também - vacinas já são uma outra coisa, já desenvolvida também pelo centro nacional de tecnologia de medicamentos lá em Minas Gerais e também pelo ministério. Essa parte de medicamentos, sem dúvida nenhuma, vai ser essencial para salvar muitas vidas no Brasil.
A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, elogiou a iniciativa.
Queremos registrar que é de suma importância para o País e para o debate democrático uma articulação parlamentar que defenda o desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, há bons auspícios em sua condição de articuladora política suprapartidária. Podemos esperar da Frente Parlamentar Mista da Pesquisa Biomédica e Sua Aplicação na Saúde bons serviços à sociedade brasileira, a qual merece nosso apoio.
A criação da Frente Parlamentar da Pesquisa Biomédica e da Sua Aplicação na Saúde foi encaminhada à análise da Comissão Diretora do Senado Federal. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.