CE debate educação especial e bilíngue para surdos no Plano Nacional de Educação — Rádio Senado
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CE debate educação especial e bilíngue para surdos no Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promoveu uma audiência pública para debater a educação especial e educação bilíngue para pessoas surdas no novo Plano Nacional de Educação (PNE). A reunião faz parte de um ciclo de audiências que tem como objetivo discutir estratégias e diretrizes para a elaboração do novo PNE, que começa a valer a partir de 2024. O pedido para a realização da sessão, é de autoria do presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSB-PR).

05/06/2023, 16h53 - ATUALIZADO EM 05/06/2023, 17h00
Duração de áudio: 02:37
joaopessoa.pb.gov.br

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROMOVEU UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. LOC:O NOVO PNE DEVE ENTRAR EM VIGOR EM 2024. MAIS DETALHES COM GABRIELA PEREIRA. A audiência pública com o tema: “Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos no novo PNE: nada sobre nós, sem nós" foi a quarta reunião de um ciclo de debates proposto pelo presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, que tem o objetivo de elaborar estratégias e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação, que valerá de 2024 até 2034.  Os participantes da reunião defenderam a participação de surdos e profissionais da educação especial na elaboração de políticas públicas referentes a pessoas com deficiência. O representante da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Arlindo Nobre, que possui surdez bilateral e faz uso do implante coclear na orelha esquerda, afirmou que não é defensor das escolas especiais da forma como são conduzidas atualmente e que cada indivíduo deve ser livre para decidir a forma em que prefere ser alfabetizado.  É preciso dizer que somos totalmente contra a abertura de escolas especiais para pessoas com deficiências auditivas ou pessoas surdas, diante do modo como é conduzida tal questão, A educação bilíngue de surdos é uma opção, uma escolha. No entanto, o que ocorre é que visualizamos que, embora haja esse direito de escolha pela modalidade de educação bilíngue, não há nada de projeto para os estudantes surdos oralizados dentro dessa modalidade. Ou se escolhe a libras ou, se escolher outra coisa, fica sem nada – sem nada! O senador Flávio Arns ressaltou a importância do diálogo para estabelecer diretrizes eficazes e justas.  Um dos valores mais básicos é o valor do diálogo, não só na escola, eu diria, mas na sociedade. A gente precisa conversar, dialogar, escutar, entender os pontos de vista e chegarmos a conclusões tranquilas. Gostei da palavra equidade, que eu também sempre uso e coloco como sinônimo de justiça no caso concreto. Equidade é a justiça no caso concreto. Os participantes da reunião debateram também o ensino especial para jovens e adultos, a quantidade de investimentos para essa parcela da população, as escolas bilíngues e especializadas durante o ensino médio e o uso de Libras na educação especial. O Plano Nacional de Educação abrange o período de dez anos e é responsável por nivelar os estados e municípios, além de traçar metas para a política nacional de educação. Sob a supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Gabriela Pereira. 

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