Cid Gomes tratou de parceria entre portos brasileiros e o porto de Roterdã — Rádio Senado
Hidrogênio Verde

Cid Gomes tratou de parceria entre portos brasileiros e o porto de Roterdã

O presidente da Comissão da Comissão Especial que analisa políticas sobre Hidrogênio Verde, senador Cid Gomes (PDT-CE), esteve na Europa para tratar do tema. Ele participou de evento de parceria entre o Porto de Roterdã, na Holanda, e diversos portos brasileiros. O senador também esteve na sede da União Europeia, em Bruxelas, e soube que a Europa deve ter uma demanda de 10 milhões de toneladas de hidrogênio verde até 2030.

19/05/2023, 11h52 - ATUALIZADO EM 19/05/2023, 11h53
Duração de áudio: 01:29
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
O PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL QUE ANALISA POLÍTICAS SOBRE O HIDROGÊNIO VERDE VISITOU ROTERDÃ, NA HOLANDA, E BRUXELAS, NA BÉLGICA, PARA TRATAR DE PARCERIAS. ATÉ 2030, A EUROPA TERÁ UM DEFICIT DE 10 MILHÕES DE TONELADAS DESSE PRODUTO. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. O presidente da Comissão Especial que trata do Hidrogênio Verde, senador Cid Gomes, do PDT do Ceará, esteve na Holanda para participar de um evento de parceria entre o porto de Roterdã, um dos dez maiores do mundo, e diversos portos brasileiros. Cid Gomes - Então, o porto de Roterdã  tem uma parceria próxima com o Brasil lá no encontro em que estávamos lá e o primeiro-ministro da Holanda estava no Brasil foi celebrado e estão chamando de “corredor do hidrogênio verde” entre os portos do Rio Grande do Sul, Paranaguá e o Porto do Pecém. É claro que cabe aí muitos outros portos, o Porto de Açu, Porto de Santos, o Porto do Rio de Janeiro, o Porto de Suape. O senador Cid Gomes também esteve em Bruxelas, na Bélgica, onde fica a sede da União Europeia, e trouxe informações sobre a expectativa do bloco Europeu em expandir o uso do hidrogênio como energia até 2030. Cid Gomes - Eles têm estimativa na Europa de que em dois mil e trinta consumam vinte milhões de toneladas de hidrogênio. Todo ele de origem renovável portanto hidrogênio verde desses vinte milhões de toneladas metade seria produzido na própria Europa. E a outra metade, é onde nós nos inserimos, seria fruto de importação. O hidrogênio verde é considerado por muitos como o combustível do futuro, que não libera carbono. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

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