Subcomissão indica que ensino médio precisa aumentar as horas de aprendizado e flexibilizar o currículo — Rádio Senado
Educação

Subcomissão indica que ensino médio precisa aumentar as horas de aprendizado e flexibilizar o currículo

A Subcomissão Temporária do Senado que avalia o Ensino Médio no Brasil promoveu uma audiência pública com representantes do governo. O secretário de Articulação Intersetorial do Ministério da Educação, Mauricio Holanda Maia, defendeu algumas mudanças na lei, mas pediu cautela tendo em vista a sensibilidade da questão. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) afirmou que experiências positivas devem ser usadas como parâmetro para a discussão de propostas na área.

04/05/2023, 19h36 - ATUALIZADO EM 04/05/2023, 19h39
Duração de áudio: 02:31
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
O ENSINO MÉDIO TEM QUE AUMENTAR AS HORAS DE APRENDIZADO E TORNAR O CURRÍCULO MAIS FLEXÍVEL. ESTES FORAM ALGUNS DOS TEMAS APRESENTADOS NA SUBCOMISSÃO DO SENADO PARA DISCUTIR O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. REPÓRTER FLORIANO FILHO. A Subcomissão Temporária do Senado que avalia o Ensino Médio no Brasil promoveu uma audiência pública com representantes do governo. Uma lei de 2017 criou o chamado "Novo Ensino Médio", que ampliou o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais. Também tornou a grade curricular mais flexível, aumentando as opções dos estudantes. O secretário de Articulação Intersetorial do Ministério da Educação, Mauricio Holanda Maia, defendeu algumas mudanças na lei, mas pediu cautela tendo em vista a sensibilidade da questão.  Vamos com calma. Vamos estudar. Vamos ouvir todos os segmentos dos atores concernidos nessa questão para que a gente não se precipite. Não se faz uma revogação de lei de forma tranquila e rápida e, digamos assim, sem consequências.  O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos, afirmou que a nova lei tem princípios importantes, mas também fez algumas ressalvas.  Nós temos um ensino médio com currículo muito arrojado, muito exigente, mas com uma carga horária que não responde a essa exigência curricular como ela deveria responder. Um sistema de avaliação que dê conta de pensar essas três finalidades do ensino médio e como secretário Maurício disse aqui isso tudo aconteceu nessas reformas aconteceram novidades e num contexto em que a coordenação Federativa sente falta de um Sistema Nacional de Educação. A presidente da subcomissão, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, concordou com a abordagem mais cautelosa. Para ela, os casos de sucesso devem ser usados como parâmetro. Vocês querem revogar para botar o quê no lugar? Acho que esse resgate histórico que você fez, nos demonstra que a gente pode se valer de experiências para aperfeiçoá-las e pode se valer de experiências desastrosas para fugir delas. O debate foi o primeiro realizado conforme o plano de trabalho da subcomissão. Estão previstas outras sete audiências até o mês de julho.

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