Advogados do Senado debatem desafios da atuação no Legislativo
Os advogados do Senado Federal estão reunidos em seminário para debater os desafios da atuação no Poder Legislativo. O evento "Advocacias e Procuradorias do Poder Legislativo: desafios e oportunidades para uma atuação de alta performance" foi idealizado pelo Instituto Legislativo Brasileiro e pela Advocacia do Senado Federal. São cinco painéis de discussão em dois dias de debates, quinta (27) e sexta (28).
Transcrição
A ADVOCACIA DO SENADO FEDERAL ESTÁ DEBATENDO OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO NO PODER LEGISLATIVO.
SERÃO CINCO PAINÉIS DE DISCUSSÃO EM DOIS DIAS DE EVENTO. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.
O Instituto Legislativo Brasileiro em parceria com a Advocacia do Senado Federal, com a Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal e a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo promove o seminário “Advocacias e procuradorias do Poder Legislativo: desafios e oportunidades para uma atuação de alta performance”. O evento tem a finalidade de discutir a atuação do setor jurídico no poder Legislativo nas esferas federal, municipal e estadual.
O seminário iniciou as atividades nesta quinta-feira e contou com 3 painéis de debate. Serão cinco ao todo. O presidente da Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal, Edvaldo Fernandes da Silva, ressaltou a importância do aprimoramento do processo legislativo.
Que temos trabalhado para a construção da justiça, porque é disso que se trata, então o processo legislativo, ele é muitíssimo importante e para que ele transcorra com naturalidade, com permeabilidade aos interesses legítimos da sociedade, é preciso que haja racional.
O senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, participou da abertura do encontro e ressaltou que o seminário pode trazer inovações à atuação dos advogados do setor público:
Advocacia pública é tema que reconheço como de profunda relevância no dia a dia dos nossos trabalhos aqui no Senado federal, um evento como este seminário é animador, alimenta a esperança de contínua melhoria na qualidade dos trabalhos produzidos e dos estudos realizados, tanto pela advocacia do Senado, quanto pela advocacia da Câmara dos deputados. Percebo nelas a preocupação cada vez maior com a qualidade, com a primazia e, especialmente, com aquilo que não pode faltar nessa área do direito, que é a busca de atualização.
Kajuru também citou as recentes discussões sobre Fake News para destacar o papel da advocacia no Legislativo:
Tomemos como exemplo as fake news. O Congresso está perto de estabelecer um regramento próprio para coibir a destruição de imagens e até mesmo a manipulação de situações por parte daqueles que insistem em criar e espalhar as chamadas notícias falsas.
Entre os temas debatidos no seminário estão o controle judicial no processo legislativo, as comissões parlamentares de inquérito e a violência política contra a mulher. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.