CAE pode votar Política Nacional de Economia Circular
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar nesta terça-feira (11) a criação da Política Nacional de Economia Circular, para o melhor aproveitamento dos recursos naturais. A proposta (PL 1874/2022) foi apresentada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado após debates com especialistas. Para o senador Jaques Wagner (PT-BA), é preciso incentivar esse novo modelo econômico, que se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA A CRIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ECONOMIA CIRCULAR, PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS.
A PROPOSTA FOI APRESENTADA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO APÓS DEBATES COM ESPECIALISTAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
A Economia Circular se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. É uma forma de melhor aproveitar os recursos disponíveis no planeta. O senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, diz que é preciso incentivar esse novo modelo econômico. E esse é o objetivo do projeto de lei apresentado no ano passado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado. Jaques Wagner, que presidia a CMA, explicou que a proposta surgiu de um grupo de trabalho criado no colegiado para buscar estímulos ao desenvolvimento sustentável.
O Fórum da Geração Ecológica composto por 42 representantes da sociedade civil de diversos segmentos tentando alcançar, nunca se alcança tudo, mas tentando alcançar o caleidoscópio dos interessados num tema tão candente quanto a questão das mudanças climáticas, do aquecimento global, do meio ambiente, que hoje é pauta, eu diria central, não no Brasil, mas no mundo inteiro.
Depois da CAE, a Política Nacional de Economia Circular segue para o Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.