Plenário reconhece festas juninas como manifestação cultural nacional
O Plenário do Senado aprovou o projeto que reconhece as festas juninas como manifestação cultural nacional (PL 943/2019). Ao se declarar "quadrilheira junina", a senadora Daniella Ribeiro (PSD - PB) destacou que o São João é muito forte nos estados do Nordeste, que foram os primeiros a receber a celeberação de santos católicos. Ela lembrou que Campina Grande é a maior festa com 30 dias de fogueiras, comidas típicas e forró. Já o senador Styvenson Valentim (Podemos -RN) avalia que os festejos juninos revelam muito da cultura nordestina, sobretudo, a música e comida. E lembrou que o São João também alavanca a economia dessas cidades com o turismo nesta época.
Transcrição
PLENÁRIO APROVA E VAI À SANÇÃO O PROJETO QUE RECONHECE AS FESTAS JUNINAS COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL NACIONAL.
A BANCADA DO NORDESTE DESTACA A IMPORTÂNCIA DOS FESTEJOS PARA A CULTURA E A ECONOMIA DOS ESTADOS QUE COMEMORAM O SÃO JOÃO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Surgidas na Europa no século XVI, as festas juninas eram pagãs para celebrar a fertilidade da terra e as boas colheitas no dia 24 de junho. Trazidas para o Brasil pelos portugueses, elas já vieram como uma celebração religiosa da igreja católica em homenagem a Santo Antônio no dia 13 de junho, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29. Hoje os festejos ocorrem em todo País, mas com destaque para os estados do Nordeste. Campina Grande na Paraíba é o palco do maior São João do Brasil com 30 dias de fogueira, bandeirinhas, balões, comidas e bebidas típicas e apresentações de forró e de quadrilhas. A senadora Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, comemorou a aprovação por unanimidade do projeto que reconhece as festas juninas como manifestação cultural nacional.
Eu participo total, sou quadrilheira junina, danço forró. E as quadrilhas juninas são o símbolo maior, o pessoal dançando e mostrando na nossa cultura. E a comida, você vai passar a comer canjica, pamonha, queijo, milho assado, milho cozido. Isso é fantástico, além de obviamente receber as pessoas, o calor do nordestino, a cultura através da nossa música, nossos cantores, nossos sanfoneiros.
O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, que frequenta os festejos em Mossoró, destacou que as festas juninas revelam muito da cultura nordestina e ainda trazem emprego e renda nesta época de folia para muitas cidades.
O valor da cultura, o valor que isso representa para o meu estado, para o Nordeste principalmente, temos grandes festas. Temos as quadrilhas juninas, pular a fogueira, claro, com cuidado. Tudo isso é muito bom. Eu acho bacana. Eu mesmo vou. Adoro as comidas! Adoro bolo de milho e de macaxeira, adoro milho assado. A gente se empolga quando fala disso aí. Estou doido para que chegue de novo porque a pandemia atrapalhou muito. E as danças, a música, a roupa. Está vendo como tudo remete à felicidade? Eu falo com empolgação sobre esse assunto.
Além de Campina Grande na Paraíba, e de Mossoró no Rio Grande do Norte, outras festas juninas famosas no País são a de São Luís no Maranhão e de Caruaru em Pernambuco com milhares de visitantes. O projeto segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Hérica Christian