Vai a sanção proposta que institui Semana Nacional do Uso Consciente da Água
O projeto de lei (PL 2.419/2021) que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água vai à sanção presidencial. Pela proposta, a iniciativa ocorrerá a partir do dia 22 de março, que é o Dia Mundial da Água. Durante esse período, o governo deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre a importância do consumo racional da água. A data também entrará no calendário escolar para a realização de atividades relacionadas com o tema.

Transcrição
VAI A SANÇÃO PRESIDENCIAL O PROJETO DE LEI QUE INSTITUI A SEMANA NACIONAL DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA, A SER COMEMORADA NA SEMANA DO DIA 22 DE MARÇO, QUE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
NESTE PERÍODO, SERÃO REALIZADAS PALETRAS E DEBATES SOBRE O USO RESPONSÁVEL E RACIONAL DA ÁGUA. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
Seguiu para a sanção presidencial o projeto de lei do deputado federal Luciano Ducci, do PSB do Paraná, para a celebração anual da Semana Nacional do uso consciente da água, a partir do dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Pela proposta, o governo, neste período, deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre a importância do consumo racional da água nestes dias. Além disso, a data fará parte do calendário escolar anual para a realização de atividades relacionadas com o tema. O senador Jayme Campos, do União de Mato Grosso, destaca a necessidade da conscientização sobre o uso racional da água em meio à crise hídrica.
A Semana Nacional do Uso Consciente da Água é uma iniciativa muito louvável e oportuna. A proposição, embora bastante simples, carrega imensa simbologia, tendo em vista a importância que os recursos hídricos têm para a humanidade e para o equilíbrio geral da vida, para estimular a criação e a divulgação de políticas públicas que busquem promover o uso racional da água. No Brasil, especificamente, a eminência de uma crise hídrica tem colocado na agenda pública uma urgência à discussão do tema.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025. O Brasil concentra quase 14% da água doce disponível no planeta. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Carol Teixeira.