Segue para sanção projeto que cria Semana de Conscientização sobre a Depressão
Aprovado pelos senadores e enviado à sanção presidencial, o projeto de lei (PL 2/2020) institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão. Uma campanha anual será realizada na semana que compreender o dia 10 de outubro, que é o Dia Mundial da Saúde Mental, para aumentar a conscientização da sociedade sobre a doença e o acesso a tratamento.
Transcrição
COM NÚMEROS QUE SÓ CRESCEM, ESPECIALMENTE APÓS A PANDEMIA DE COVID-19, A DEPRESSÃO SERÁ ALVO DE CAMPANHA ANUAL.
SEMANA DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL VAI JUNTAR ESFORÇOS PARA TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA E SEU TRATAMENTO. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
Os senadores aprovaram em Plenário o projeto de lei que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão. A ser celebrada anualmente na semana do dia 10 de outubro, que é o Dia Mundial da Saúde Mental, a iniciativa deve incluir debates, palestras e outros eventos com especialistas que esclareçam sobre os tipos de depressão catalogados, diagnósticos e formas de tratamento existentes.
A campanha anual deve ainda estimular a criação e divulgação de políticas públicas que auxiliem a população, especialmente a de baixa renda, na busca por acompanhamento especializado, além de difundir os avanços obtidos pela ciência na busca por tratamento mais eficaz. A proposta já aprovada em duas comissões do Senado foi apresentada em 2015 pelo deputado Paulo Foletto, do PSB do Espírito Santo. Médico, ele afirma que é preciso debater de forma mais clara a depressão, doença que, conforme ressalta, é conhecida por muitos profissionais da área psiquiátrica como “o mal do século 21”.
O projeto de lei foi relatado pela senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, que também é médica e chamou atenção para os dados da Organização Mundial da Saúde sobre o tema.
Zenaide - Dados divulgados pela OMS apontam que, até 2030, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Segundo a instituição, a depressão será também a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos despendidos com o tratamento da população e às perdas de produção, e que as nações pobres serão as mais atingidas.
Zenaide Maia considera que a criação da Semana de Conscientização sobre a Depressão é uma mudança de atitude em relação ao problema, dando visibilidade para a importância do diagnóstico precoce e tratamento em todo o Brasil.
Zenaide - Essa Semana Nacional para dar conscientização sobre a depressão é importantíssima. E a gente vem vendo cada vez mais pessoas com depressão. Com essa pandemia da covid a gente tá vendo cada vez mais. E sabe o que é grave? É que muitas vezes os próprios familiares ou o paciente não quer admitir que está doente aos primeiros sintomas e muitas dessas pessoas terminam num quadro bem mais grave.
O projeto de lei segue para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.