Senado faz um minuto de silêncio por vítimas das chuvas no litoral norte de SP
O Plenário do Senado fez um minuto de silêncio em homenagem aos 65 mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram São Sebastião (SP). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que cabe ao poder público garantir moradia decente a todos os brasileiros que hoje moram em áreas de risco. Já o senador Cleitinho (Republicanos-MG) pediu que o governo federal também socorra os municípios mineiros que foram atingidos pelas chuvas.
Transcrição
O PLENÁRIO FEZ UM VOTO DE SILÊNCIO PELAS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO.
65 CORPOS JÁ FORAM ENCONTRADOS NA REGIÃO DE SÃO SEBASTIÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lembrou que o volume de chuva que atingiu a região de São Sebastião foi muito acima do normal. Temporais como esse, destacou Pacheco, não tem como ser evitados. Mas a ação das autoridades públicas pode reduzir os danos para as populações de áreas de risco, especialmente evitando as mortes. Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT, entre 1988 e 2022, foram 4.146 vítimas fatais associadas a eventos climáticos, como deslizamentos de encostas, em 269 municípios brasileiros. Rodrigo Pacheco citou dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, segundo os quais, mais de oito milhões de brasileiros vivem hoje em áreas de risco. E, para o presidente do Senado, o Estado tem a obrigação de garantir moradia decente para essas pessoas:
Apenas com a devida atenção multidisciplinar sobre as medidas preventivas, como desenvolvimento de boas e efetivas políticas públicas é que milhares de vidas humanas serão poupadas de episódios tristes como o que foram vistos no litoral paulista.
Já o senador Cleitinho, do Republicanos de Minas Gerais, pediu que o governo federal ajude também os municípios mineiros, como Itajuba, que sofrem as consequências das fortes chuvas na região:
Que o governo federal possa também intervir no estado de Minas Gerais, encaminhando recursos para que a gente possa melhorar as estradas. Tem várias estradas interditadas, cidades alagadas, que o governo possa intervir e ajudar Minas Gerais.
Em homenagem às vítimas da chuva, os senadores fizerem um minuto de silêncio. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.