Pacheco garante que Polícia e Advocacia do Senado atuarão para identificar, investigar e responsabilizar invasores — Rádio Senado
Ataques à democracia

Pacheco garante que Polícia e Advocacia do Senado atuarão para identificar, investigar e responsabilizar invasores

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta terça-feira (10) que a Polícia Legislativa do Senado vai atuar para investigar os danos causados à instituição e que a Advocacia da Casa pedirá a responsabilização individual de todas as pessoas identificadas nos atos. Segundo Pacheco, não é justo que o povo brasileiro pague pelos prejuízos causados pelos criminosos. Ele garantiu que a Casa tomará todas as providências necessárias para a individualização dos crimes e para a reparação dos danos.

11/01/2023, 12h57 - ATUALIZADO EM 11/01/2023, 12h58
Duração de áudio: 01:54
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, DISSE QUE A POLÍCIA E A ADVOCACIA DA CASA ATUARÃO PARA IDENTIFICAR E PUNIR OS INVASORES. ELE DESTACOU QUE O SENADO VAI BUSCAR A RESPONSABILIZAÇÃO INDIVIDUAL DE TODAS AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA DEPREDAÇÃO E PEDIR ATÉ O BLOQUEIO DE BENS PARA RECOBRAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS. REPÓRTER BIANCA MINGOTE. Sentimento de desolação e profunda tristeza. Assim o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, descreveu o que sentiu ao visitar os locais do Senado vandalizados por invasores no dia 8 de janeiro. Apesar dos prejuízos ao patrimônio público, ele ressaltou que as instituições estão “mais do que nunca” fortalecidas e unidas em defesa da democracia. Pacheco anunciou que a polícia do Senado vai investigar os danos causados à instituição e que a advocacia da Casa vai pedir a responsabilização individual de todas as pessoas que participaram da depredação, incluindo financiadores, organizadores e agentes públicos omissos. As investigações serão feitas em procedimento próprio da Polícia Legislativa, sem prejuízo das providências da Polícia Federal, e as representações criminais serão enviadas ao Supremo Tribunal Federal e a outras instâncias do Judiciário. Ele garantiu que os responsáveis pela destruição de patrimônio público serão identificados e que pagarão pelos danos. E, além disso, cuidaremos também, além das providências criminais, de ajuizar as ações de reparação de danos individualmente em relação a essas pessoas com todas as medidas cautelares de arresto e sequestro de bloqueio de ativos. Porque repito, não é justo que o povo brasileiro pague a conta da depredação praticada por criminosos. Eles deverão pagar essa conta e nós tomaremos todas as providências para que isso aconteça. De acordo com um levantamento inicial da diretoria geral do Senado, o prejuízo causado pela depredação do prédio, de objetos e obras de arte é de cerca de R$ 4 milhões. Sob a supervisão de Roberto Fragoso, da Rádio Senado, Bianca Mingote.

Ao vivo
00:0000:00