Nelsinho Trad será presidente do Parlamento Amazônico por mais dois anos
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi reconduzido à presidência do Parlamento Amazônico. Ele ficará no cargo por mais dois anos. O Parlamento terá reuniões até esta quinta-feira (9) na cidade de Bogotá, capital da Colômbia.
Transcrição
NELSINHO TRAD SERÁ PRESIDENTE DO PARLAMENTO AMAZÔNICO POR MAIS DOIS ANOS
SENADOR FOI REELEITO DURANTE REUNIÃO DO ÓRGÃO EM BOGOTÁ, NA COLÔMBIA. REPÓRTER PEDRO PINCER
O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, foi reconduzido à presidência do Parlamento Amazônico. Ele ficará no cargo por mais dois anos. O Parlamento terá reuniões até esta quinta-feira na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. A organização que envolve oito países que têm território na Amazônia — Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — , estava desativada há anos. Nelsinho Trad destacou a responsabilidade de reassumir a presidência do Parlamento, salientando o compromisso da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA, nesse sentido. O senador falou sobre as prioridades do novo mandato.
Vamos discutir a institucionalização do Parlamento Amazônico no âmbito da OTCA,além de temas inerentes e comuns a todos os países que têm a Amazônia: preservação ambiental, colocar essa questão do meio ambiente em primeiro plano e fazer com que haja o desenvolvimento sustentável.
O Parlamento Amazônico também aprovou a Declaração do Dia Internacional da Amazônia, para posterior apresentação às Nações Unidas. A iniciativa foi apresentada pela delegação da Bolívia, por considerar a importância de se promover a sensibilização dos cidadãos de todos os países para questões amazônicas numa mesma data comemorativa, 5 de setembro. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.