Senado autoriza empréstimo externo para Criciúma (SC)
O Senado autorizou o município catarinense de Criciúma a contratar empréstimo externo (MSF 63/2022) no valor de US$ 25 milhões. O dinheiro será utilizado na pavimentação de ruas, construção de calçadas e ciclovias e implementação de gestão centralizada dos semáforos. O relator do pedido de empréstimo, Esperidião Amin (PP-SC), explicou ainda que município entrará com uma contrapartida de pouco mais de US$ 6 milhões.
Transcrição
O SENADO AUTORIZOU O MUNICÍPIO CATARINENSE DE CRICIÚMA A CONTRATAR EMPRÉSTIMO EXTERNO NO VALOR DE 25 MILHÕES DE DÓLARES.
O DINHEIRO SERÁ UTILIZADO NA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS, CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS E CICLOVIAS E IMPLEMENTAÇÃO DE GESTÃO CENTRALIZADA DOS SEMÁFOROS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O dinheiro virá do Fonplata, Banco de Desenvolvimento financiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Criciúma receberá 25 milhões de dólares e investirá dos próprios cofres 6 milhões e 250 mil dólares na segunda etapa do projeto de Transporte e Mobilidade Urbana da cidade do sul catarinense, como explicou o senador do PP do estado, Esperídião Amin.
Serão muito importantes para garantir a infraestrutura urbana, especialmente na mobilidade, ou seja, no transporte dentro do município, na circulação das pessoas e das riquezas, em uma região que é muito ativa economicamente.
O projeto prevê a construção, reforma, duplicação, alargamento e modernização de vias, implantação de ciclovias, calçadas e vias exclusivas para transporte público; instalação de novos equipamentos de engenharia de tráfego bem como um sistema centralizado de gestão de semáforos. O empréstimo também deverá ser utilizado para melhorias na drenagem pluvial da Bacia do Rio Criciúma e no Parque Ecológico Cerro Cechinel (cequinéu). Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.