11 de maio pode se tornar o “Dia Nacional do Agente de Trânsito”
Está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte a proposta da Câmara (PL 5166/2019) que Institui o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data será comemorada todos os anos em 11 de maio, uma alusão ao lançamento pela Organização das Nações Unidas (ONU) da primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, período de 2011-2020, que ocorreu na mesma data.
Transcrição
ESTÁ EM ANÁLISE NO SENADO A PROPOSTA DA CÂMARA QUE CRIA O DIA NACIONAL DO AGENTE DE TRÂNSITO
A DATA SERÁ COMEMORADA ANUALMENTE EM 11 DE MAIO. REPORTAGEM DE REGINA PINHEIRO
Já aprovado pela Câmara, o projeto institui o Dia Nacional do Agente de Trânsito, que será celebrado anualmente em 11 de maio, em todo o território nacional. Um dos relatores da proposição na Câmara, o deputado Bosco Costa, do PL de Sergipe, ressaltou a atuação dos Agentes de Trânsito na preservação de vidas:
São profissionais que há muito tempo fazem parte do dia a dia da população e prestam relevante serviço à sociedade. Milhares de vidas são preservadas todos os dias pelo trabalho desses importantes agentes públicos, de formações distintas e que atuam nas mais diversas áreas ligadas ao trânsito.
O texto aguarda votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. O relator, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, apresentou voto pela aprovação. Para o senador, nada mais justo do que a destinação de um dia específico para homenagear essa categoria profissional que cumpre sua missão na organização e manutenção do sistema de trânsito brasileiro em busca de uma mobilidade urbana eficaz, eficiente e mais segura. Wellington Fagundes informa que a escolha de 11 de maio para celebração do Dia Nacional do Agente de Trânsito foi porque, nesta data, a Organização das Nações Unidas fez o lançamento da primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, período de 2011-2020. A ação, que já está em sua Segunda Década, de 2021-2030, é mundial e envolve medidas de engenharia e de educação para prevenir acidentes e diminuir o número de mortes e lesões no trânsito. Pela proposta, durante o mês de maio e especialmente no Dia Nacional do Agente de Trânsito, os órgãos e as entidades de trânsito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderão desenvolver atividades e programas de atualização profissional e campanhas de prevenção de acidentes. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro.