Dia do Cliente chama atenção para fidelização do consumo de produtos e serviços — Rádio Senado
Consumidor

Dia do Cliente chama atenção para fidelização do consumo de produtos e serviços

15 de setembro é o Dia do Cliente. A data é comemorada desde 2003 por iniciativa do empresário gaúcho João Carlos Rego, como forma de homenagear o consumidor que é fiel ao comerciante. Está em análise no Senado proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados que institui oficialmente o 15 de setembro como “Dia Nacional do Cliente”. PL 5985/2019

13/09/2022, 16h33 - ATUALIZADO EM 13/09/2022, 16h34
Duração de áudio: 03:04
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Transcrição
15 DE SETEMBRO É O DIA DO CLIENTE A DATA FOI CRIADA EM 2003 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, PELO EMPRESÁRIO GAÚCHO JOÃO CARLOS REGO. A IDEIA É HOMENAGEAR OS CONSUMIDORES FIÉIS AOS COMERCIANTES. A REPORTAGEM É DE REGINA PINHEIRO: O Dia do Cliente é celebrado desde 2003 por iniciativa do empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A ideia é homenagear o consumidor que é fiel ao comerciante. Um projeto, já aprovado pela Câmara para oficializar a data em todo o território nacional está em análise no Senado, estabelecendo o dia 15 de setembro como o Dia Nacional do Cliente. Atualmente em exame na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a proposta tem como relator o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá. Em seu relatório, o senador afirma que do Dia do Cliente contribuirá para estreitar as relações comerciais entre fornecedores e consumidores, gerando uma melhor difusão dos direitos e deveres das partes que compõem as relações de consumo. Randolfe acredita que a escolha do 15 de setembro ajudará a aumentar as vendas, por ser um período do ano carente de atrativos. Para o relator, as homenagens aos clientes poderão gerar um incremento em áreas como propaganda e marketing, indústria de entretenimento e comércio de brindes. Há uma diferença entre o consumidor, cuja data de comemoração é o dia 15 de março, e o cliente: a fidelidade. O cliente é aquele que tem o hábito de comprar de um mesmo fornecedor, seja para consumo próprio, seja para venda ou outro processo produtivo. A relação entre empresas, profissionais liberais, prestadores de serviço e seus clientes é marcada pela fidelização ao produto ou serviço, como ocorre com o servidor público André Menezes que, desde 1994, frequenta a mesma carrocinha de cachorro-quente em Brasília: Ah, eu posso dar exemplo de uma barraca de cachorro-quente aqui de Brasília que eu frequento desde 94, sempre que posso. Mesmo estando em um bairro distante, se eu quero comer um cachorro-quente bom, sempre vou lá. E o bacana é que vários amigos, dessa época, dos anos 90, acabam indo lá também e todo mundo se encontra. Virou um ponto de encontro da galera antiga de Brasília. Conforme o projeto, todos os anos, no dia 15 de setembro órgãos públicos, empresas e entidades civis realizarão eventos e promoções permitindo a interação entre fornecedor e cliente, enfatizando e valorizando a fidelidade comercial. Durante as comemorações, também deverá ser divulgado o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro

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