Comissão aprova requerimento para debater inquéritos sobre fake news no STF
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor aprovou requerimento (REQ 40/2022) do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) que prevê a realização de audiência pública para debater o que ele classificou como conflito de opiniões sobre inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal que apuram a promoção de atos antidemocráticos e o uso de fake news para atacar membros do Judiciário, ambos da relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Transcrição
COMISSÃO QUER DEBATER USO DE FAKE NEWS E INQUÉRITOS QUE APURAM ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS.
RELATOR NO STF SOBRE OS DOIS TEMAS, O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES É UM DOS CONVIDADOS. REPÓRTER PEDRO PINCER
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor aprovou requerimento do senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, que prevê audiência pública para debater o que ele classificou como conflito de opiniões sobre inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal que apuram a promoção de atos antidemocráticos e o uso de fake news para atacar membros do Judiciário, ambos da relatoria do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com o senador, a instauração do inquérito foi uma violação aos mais básicos ditames que regem o devido processo legal e a mais alta Corte de Justiça passou a ser a vítima, o investigador e o juiz no caso. Eduardo Girão explica necessidade de ouvir o ministro Alexandre de Moraes.
Um dia, as cortes superiores do mundo vão mostrar o abuso que está acontecendo aqui no Brasil, uma verdadeira ditadura da toga, por omissão do Senado, mas esta Comissão não está se omitindo! O Ministro Alexandre de Moraes, que terá oportunidade de vir aqui com a gente votando esse requerimento, vai poder explicar para a gente sobre isso.
Além de Alexandre de Moraes, Girão propõe que sejam convidados para o debate o procurador-geral da República, Augusto Aras; o advogado-geral da União, Bruno Bianco; a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge; e o ex-procurador da República Deltan Dallagnol, entre outros. A data da audiência ainda será definida. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.