Projeto prevê intérprete de libras em transmissões esportivas na TV
Projeto de Lei (PL 1.426/2022) apresentado pelo senador Jorge Kajuru (Podemos/GO), sugerido no Portal e-Cidadania, visa alterar a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para prever a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais em transmissões televisivas de jogos e competições. O relator da proposta, recém apresentada, ainda não foi designado. Kajuru destacou a importância da disponibilização do recurso.
Transcrição
PROJETO PREVÊ INTÉRPRETE DE LIBRAS EM TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA TV
A PROPOSTA FOI APRESENTADA PELO SENADOR JORGE KAJURU, DO PODEMOS DE GOIÁS, E SURGIU DE UMA IDEIA LEGISLATIVA APRESENTADA NO PORTAL E-CIDADANIA. REPÓRTER BIANCA MINGOTE:
Transmissões de jogos ou competições desportivas na televisão deverão ter a presença de intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais, a Libras. É o que prevê um projeto de lei apresentado pelo senador Jorge Kajuru, do Podemos de Goiás. A proposta pretende dar eficácia a um inciso presente na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que já determina que os serviços de radiodifusão de sons e imagens façam o uso de uma janela com intérprete de Libras. A proposta surgiu de uma ideia legislativa apresentada no Portal e-Cidadania e despertou o interesse de Kajuru, que tem experiência na área esportiva como jornalista. O senador Jorge Kajuru destacou a importância do intérprete de Libras em transmissões esportivas.
Com a experiência que tive, por mais de quatro décadas como jornalista esportivo, entendo como absolutamente natural estender às pessoas com deficiência auditiva a experiência plena proporcionada por uma partida de futebol ou de um outro esporte transmitido pela TV.
Kajuru destacou o papel do Poder Legislativo em criar normas que assegurem a integração e o direito à diferença da pessoa com deficiência. O relator da proposta ainda não foi designado. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Bianca Mingote.