Especialistas defendem desenvolvimento de habilidades socioemocionais no retorno às escolas no pós-pandemia — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas defendem desenvolvimento de habilidades socioemocionais no retorno às escolas no pós-pandemia

A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCOVID) recebeu especialistas dos Institutos Ayrton Senna e Sonho Grande para falarem sobre o retorno de estudantes às aulas presenciais e a necessidade de desenvolvimento de temas como empatia e escuta ativa. A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) afirmou que presença nas escolas é essencial para o desenvolvimento social das crianças e dos jovens.

30/05/2022, 12h45 - ATUALIZADO EM 30/05/2022, 12h45
Duração de áudio: 02:36
Getty Images/iStockphoto/direitos reservados

Transcrição
ESPECIALISTAS DEFENDEM FOCO NAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO RETORNO DE ESTUDANTES ÀS AULAS PRESENCIAIS NO CHAMADO “PÓS-PANDEMIA”. SENADORA DEFENDE USO DE TECNOLOGIAS, MAS RESSALTA IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS ALUNOS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia recebeu especialistas para debaterem meios de qualificação do retorno dos estudantes às aulas presenciais. A gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Sílvia Lima, apresentou alguns dados sobre o atual cenário. Sílvia Lima -  Evasão escolar bate recorde durante a pandemia. Cerca de 240 mil estudantes fora da sala de aula ou desistiram por N questões. Alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem na retomada das aulas presenciais. Incidentes em escolas crescem e trazem aqui um alerta sobre a saúde mental dos estudantes brasileiros e também tem aqui o destaque de estudantes com maior dificuldade em aprender a ler e escrever segundo o IBGE. Gerente Pedagógica do Instituto Sonho Grande, Franci Alves, destacou que o acolhimento e a escuta ativa devem ser colocados como prioridades neste momento das aulas presenciais. Franci Alves -  Porque acolhimento ele faz com que existam aproximação, com que o estudante se sinta pertencente à escola, pra que ele enxergue realmente aquele momento onde ele se sente seguro e apoiado pra o seu desenvolvimento. O acolhimento geralmente ele acontece diariamente, então estudantes estão recebidos na porta da escola pela equipe gestora, pelos professores, até mesmo por outros jovens, então isso cria uma relação realmente, de quê? estão dando importância, eu sou importante aqui nessa escola. Zenaide Maia, senadora do PROS do Rio Grande do Norte, ressaltou a importância do retorno dos estudantes às salas de aula. Zenaide Maia -  A ciência mostra que tecnologias é importante, mas não é tudo, inclusive crianças e adolescentes que mostram o problema. Eles podem crescer cognitivamente mas a parte socioafetiva deixa muito a desejar. Essa presença na escola, isso não é pra ser negociado. Tem que ter! O Instituto Ayrton Senna produziu uma série de materiais com atividades para professores e estudantes focadas no retorno às aulas. Os guias devem atender e desenvolver elementos como foco, empatia, respeito, tolerância ao estresse e possibilidades criativas nesse momento de desafio à comunidade escolar e podem ser acessados gratuitamente no site institutoayrtonsenna.org.br Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00