Plenário analisa Lei Henry Borel, auxílio para setor cultural e prorrogação de contratos de servidores temporários — Rádio Senado
Agenda de Votações

Plenário analisa Lei Henry Borel, auxílio para setor cultural e prorrogação de contratos de servidores temporários

O Senado pode votar nesta terça-feira uma proposta que torna mais rígida a pena de quem praticar violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes, conhecida como Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos assassinado no Rio de Janeiro (PL 1.360/2021) em 2020. Também está na pauta desta semana uma proposta que prevê a extensão de apoio público ao setor cultural por mais 5 anos: a chamada Lei Aldir Blanc 2 (PL 1.518/2021). Antes disso, os senadores analisam a MP 1.073/202, que autoriza a prorrogação de contratos temporários no Ministério da Agricultura e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

21/03/2022, 18h41 - ATUALIZADO EM 21/03/2022, 19h12
Duração de áudio: 01:51
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
O PLENÁRIO DO SENADO DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PRORROGA POR MAIS DOIS ANOS A VALIDADE DOS CONTRATOS TEMPORÁRIOS DE 215 MÉDICOS VETERINÁRIOS QUE PRESTAM SERVIÇO AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. O GOVERNO ALEGA QUE, SEM A PRORROGAÇÃO, A FISCALIZAÇÃO DO ABATE DE ANIMAIS PODERÁ FICAR COMPROMETIDA, O QUE PODE GERAR CONSEQUÊNCIAS NO FUNCIONAMENTO DE FRIGORÍFICOS. TAMBÉM ESTÁ PREVISTA A PRORROGAÇÃO DE CONTRATOS DOS SERVIDORES TEMPORÁRIOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. O REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS TEM OS DETALHES DA PAUTA DESTA SEMANA. A pauta ainda prevê a votação do projeto que torna mais rígida a pena de quem for condenado pela prática de violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes, como homicídio, lesão corporal, ou qualquer outra ação que cause sofrimento físico, psicológico ou sexual. A proposta, conhecida como Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos assassinado há pouco mais de um ano no Rio de Janeiro, equipara a crime hediondo o homicídio de menor de 14 anos e estabelece medidas protetivas de urgência, a serem adotadas pelo juiz, em 24 horas, caso haja risco iminente à vida ou à integridade física da criança ou do adolescente. Na quarta-feira, os senadores devem analisar a proposta que cria a política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, que tem como objetivo estimular ações na área cultural, por meio do apoio da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A proposta prevê ainda a parceria direta da sociedade civil e estabelece regras de prestação de contas dos projetos culturais contemplados. Já na quinta-feira, o destaque fica com a votação do projeto que cria regras para a doação à população de medicamentos de uso humano, como explicou o senador jorge kajuru, do podemos de goiás, autor da matéria. Esse meu projeto, além de corrigir problemas de uso e descarte inadequados decorrente das sobras de medicamentos, vai facilitar o acesso da população mais pobre a esses medicamentos, praticamente a custo zero. Também na quinta-feira, os senadores devem votar a proposta que altera a lei que trata do rastreamento da produção e consumo de medicamentos para permitir que os laboratórios, por meio de um QR Code impresso na embalagem, possam disponibilizar aos usuários a bula digital. Essa medida, inclusive, vai proporcionar mais acessibilidade ao conteúdo da bula, uma vez que seu texto poderá ser convertido em áudio ou vídeo, por meio de aplicativo adequado.

Ao vivo
00:0000:00