Evasão escolar pós-pandemia preocupa debatedores em sessão no Senado — Rádio Senado
Educação

Evasão escolar pós-pandemia preocupa debatedores em sessão no Senado

Estratégias para garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens nas escolas públicas brasileiras foram discutidas nesta segunda-feira em sessão temática no Senado. No debate, que teve como tema Busca Ativa, Toda Criança na Escola,  especialistas  pediam prioridade máxima para garantir não só o retorno, mas a permanência dos alunos nas escolas públicas.

21/02/2022, 19h47 - ATUALIZADO EM 21/02/2022, 19h47
Duração de áudio: 02:15
REUTERS / Amanda Perobelli

Transcrição
EVASÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA PREOCUPA DEBATEDORES EM SESSÃO NO SENADO. A BUSCA ATIVA FOI APONTADA COMO UMA DAS SOLUÇÕES PELOS ESPECIALISTAS. REPÓRTER PEDRO PINCER Estratégias para garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens nas escolas públicas brasileiras foram discutidas nesta segunda-feira em sessão temática no Senado. No debate, que teve como tema Busca Ativa, Toda Criança na Escola, especialistas pediram prioridade máxima para garantir não só o retorno, mas a permanência dos alunos nas escolas públicas. Também foi discutida uma ação coordenada e nacional para enfrentar os altos números de evasão e abandono escolar decorrentes da pandemia. O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabello, listou algumas das estretégias da governo para diminuir o problema.    A  primeira estratégia é trazer o estudante de volta à escola: fortalecer a rede de busca ativa; e a inclusão do Disque 100 Brasil na Escola Acompanhar e manter o engajamento desse estudante. Então, nós estamos criando aqui um Sistema de Alerta Preventivo; e criamos um programa chamado Educação em Família, exatamente como uma estratégia de fortalecimento dos vínculos familiares com a escola A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, afirmou que essa questão vai além simplesmnete colocar as crianças na escola. Por isso é que essa resposta de busca ativa tem que ser absolutamente intersetorial. Cada uma dessas problemáticas não é só de buscar e colocar na escola. É preciso um atendimento de assistência social, de atendimento de saúde. Cada um desses casos têm tantas dimensões atrás A senadora Zenaide Maia, do Pros potiguar, pediu mais recursos para a educação. Mas, como Parlamentar, eu queria falar aqui sobre a responsabilidade do Parlamento. Não se faz educação, não se faz saúde pública, educação pública e assistência social de qualidade sem recurso. Também participaram da sessão representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Movimento Todos pela Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, entre outros. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

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