Falta de recursos para merenda prejudica retorno seguro às aulas — Rádio Senado
Audiência pública

Falta de recursos para merenda prejudica retorno seguro às aulas

A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia debateu nesta segunda-feira (29) planos de representantes de estados e municípios para recuperação de perdas no aprendizado. A falta de recursos para compra de alimentos da merenda é a principal dificuldade para o retorno seguro dos estudantes às escolas.

29/11/2021, 13h14 - ATUALIZADO EM 29/11/2021, 13h23
Duração de áudio: 02:14
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Transcrição
A FALTA DE RECURSOS PARA A MERENDA É A PRINCIPAL DIFICULDADE PARA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. FOI O QUE DISSERAM REPRESENTANTES DE ESTADOS E MUNICÍPIOS, QUE APRESENTARAM EM DEBATE NO SENADO NESTA SEGUNDA OS PLANOS LOCAIS PARA RECUPERAR AS PERDAS DE APRENDIZADO PROVOCADAS PELA PANDEMIA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. A maior dificuldade para o retorno presencial dos estudantes brasileiros é a falta de recursos para custear a merenda escolar. O alerta sobre a fome dos alunos é da representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Fátima Gavioli. As crianças da rede pública recebem R$ 0,36 centavos por dia para se alimentar. Então a primeira coisa que nós temos que nos mover neste momento é pedir que o governo federal olhe para a alimentação das crianças. Tem muita gente que está discutindo aí equipe multidisciplinar porque as crianças precisam de apoio pedagógico, psicológico, de assistência social, precisa mesmo. Mas além de tudo isso, pensar que uma criança da rede pública recebe do governo federal menos que R$ 1,00, é inadmissível. Já Luiz Martins Garcia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, aponta que o principal desafio para a continuidade do ensino durante a pandemia é a acessibilidade de todos. Nosso grande gargalo para avançar e modernizar muita coisa da nossa educação é de fato a é tecnologia para todos, porque nós aumentamos a desigualdade social já existente, agora ela entra na versão contemporânea, que ela passa pela acessibilidade de informação, pela acessibilidade de internet. Para o presidente da subcomissão de acompanhamento da educação na pandemia, senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná, é preciso criar uma cultura de monitoramento permanente para avançar na garantia do direito ao ensino no Brasil. Nesta semana, estaremos apresentando requerimento para que a subcomissão continue a funcionar no decorrer do ano que vem. Nós temos que ter um trabalho estruturado para criar uma cultura de vigilância escolar em função da nova realidade no mundo. Este foi o sexto encontro com especialistas para debater os impactos da pandemia de covid-19 sobre a educação do País. O objetivo do ciclo de audiências é discutir estratégias para recuperação das perdas de aprendizado provocadas pela crise sanitária. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

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