Começa a funcionar na terça comissão sobre direitos de refugiados no Brasil
Está marcada para terça-feira (14), às 14h30, a instalação da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR). Também está prevista a eleição do presidente e vice-presidente do colegiado. A CMMIR é responsável por acompanhar os movimentos migratórios no Brasil e garantir os direitos dos refugiados.
Transcrição
SERÁ INSTALADA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E REFUGIADOS.
O PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DEVEM SER ESCOLHIDOS NESSA PRIMEIRA REUNIÃO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA RODRIGUES:
Criada em 2019, a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados será instalada nesta terça-feira. Na primeira reunião, devem ser escolhidos o presidente e o vice-presidente do colegiado. A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, destacou o papel humanitário que terá a comissão.
Além dos venezuelanos e dos haitianos, o Brasil tem recebido muitos pedidos de refúgio de pessoas de outros países, como a Síria e mais recentemente o Afeganistão. É preciso ter um olhar humanitário, porque essas pessoas não saíram de seus países porque quiseram, mas porque foram obrigadas por crises, desastres ou guerras.
Composta por 12 senadores e 12 deputados federais, a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados tem o objetivo de acompanhar os movimentos migratórios no Brasil e garantir os direitos dos refugiados. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Marcella Rodrigues.